Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Sessão especial ordinária de abertura da 9ª Legislatura da Câmara de Palmas ocorreu na manhã desta terça-feira

Sessão especial ordinária de abertura da 9ª Legislatura da Câmara de Palmas ocorreu na manhã desta terça-feira Foto: Edu Fortes

Foto: Edu Fortes Sessão especial ordinária de abertura da 9ª Legislatura da Câmara de Palmas ocorreu na manhã desta terça-feira Sessão especial ordinária de abertura da 9ª Legislatura da Câmara de Palmas ocorreu na manhã desta terça-feira

Na manhã desta terça-feira, 9, a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) abriu a sessão especial ordinária de abertura da 9ª Legislatura da Câmara Municipal de Palmas, realizada no plenário da Casa, e destacou a importância da sintonia entre Legislativo e Executivo para Palmas manter o ritmo forte de crescimento. A presidente da Câmara, Janad Valcari (Podemos), conduziu a sessão com participação de todos os vereadores da cidade.

Acompanhada do secretário de Governo e Relações Institucionais, Carlos Braga, que no ato representou os servidores da Prefeitura de Palmas, Cinthia Ribeiro iniciou sua fala no plenário enumerando os desafios para 2021, principalmente o atual momento da pandemia. “Iniciamos 2021 de forma diferente do que um novo ano nos traz. Desde março do ano passado lidamos a cada dia com o desafio de lutar contra a pandemia do novo coronavírus, e lidar com todo tipo de adversidade. Estamos fazendo todo o nosso possível, ainda que as medidas gerem algum tipo de descontentamento. No esforço de acertar, o nosso senso sempre nos diz: vidas importam. O tempo dirá, mas tudo que fizemos é com o intuito de escolher o melhor para o bem coletivo. Certamente a história também vai registrar esse esforço de superação”, relatou.

Cinthia também lembrou aos presentes sobre o alerta feito por ela em janeiro, da possibilidade do avanço da Covid-19, que iria exigir muita sabedoria, compreensão e trabalho para proteger a vida dos palmenses e a economia da cidade. “Infelizmente, a previsão se confirmou e Palmas está hoje, novamente, assim como diversas cidades, diante dos dilemas que esta doença nos impõe. Todos os dias, novos dilemas, novos aprendizados, e agora uma grande esperança: a vacina que começa a chegar e vai chegar para todos, se Deus quiser.”

A prefeita deixou claro os esforços contínuos na sua gestão para que a pandemia não prejudique a elaboração de projetos, a captação de recursos e a implementação de programas e ações para manter a cidade num ritmo forte de crescimento. “E todo esse planejamento e esforço irão passar pelo Legislativo, onde espero que tenha o devido espaço para o debate e a apreciação, mesmo nos dias mais duros desta pandemia. Portanto, temos essa dupla missão, já neste início de ano: o combate firme à pandemia que vai exigir uma produção legislativa, adequações no orçamento entre outras medidas que serão propostas pelas senhoras e senhores vereadores”, ressaltou.

Relação respeitosa

Uma das marcas da sua gestão, desde que assumiu o comando da Prefeitura de Palmas em abril de 2018, e reeleita em 2020, é o respeito, além do diálogo com os vereadores, servidores públicos e toda a população de Palmas. “Os avanços nos últimos anos só foram possíveis com uma convivência harmoniosa entre Executivo e Legislativo, como nos impõe a nossa Lei Orgânica e como nos guia a nossa Constituição Federal, e como orienta a boa conduta política. Harmonia que não implica em subserviência e em submissão, mas em convergência no interesse público, sobretudo num momento delicado como este”, lembrou.

A gestora pediu ainda que as ofensas sejam trocadas pelo respeito aos pares e aos eleitores, assim como trocar a queda de braço pelo esforço conjunto. “O Poder Executivo vai passar por uma ampla reformulação e, dentro desta nossa estrutura e nova filosofia, teremos o espaço do vereador e da vereadora ampliado. A maioria política nesta casa, não nos acomoda, pelo contrário: amplia-se a participação da Câmara nas decisões do Executivo, criando mais proximidade e mais responsabilidade.”

Ao falar sobre a continuidade do amplo programa de investimentos em curso na cidade, graças aos recursos oriundos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), financiamentos com instituições nacionais e recursos próprios, Cinthia lembrou da aprovação do orçamento de R$ 1,5 bilhão, que também será usado para honrar compromissos com os servidores.  “Para Palmas não parar. É claro que os cuidados com a saúde pública terão prioridade total, e tudo faremos para minimizar o impacto da pandemia. Com o apoio desta Casa de Leis continuaremos realizando importantes investimentos como medidas de estímulo econômico, e para a manutenção dos empregos e a geração de renda”, declarou a prefeita ao mencionar as obras de infraestrutura em toda a cidade, a exemplo das realizadas no Jardim Taquari, Arnes 54 e 64, e a segunda etapa do CAF que contemplará em 2021 o Santa Fé e os setores Morada do Sol I, II e III.

Em suas últimas palavras no plenário, Cinthia Ribeiro enalteceu a nova composição da Câmara de Vereadores comprometida com a cidade, mais plural, com mulheres e homens conhecedores da realidade das comunidades e bandeiras que representam. Alguns com experiência legislativa e todos bem intencionados. “Vamos confiar na sua infinita sabedoria e na experiência e conhecimento de cada um para fazer um belíssimo trabalho e orgulhar nossos eleitores, o nosso povo e todo o Tocantins, porque Palmas é um espelho para outras cidades e as outras câmaras de vereadores. Por isso, somos a capital de todos os tocantinenses”, finalizou.