Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promove em alusão às atividades do Fevereiro Lilás, a Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência. A abertura das atividades ocorrerá, a partir desta terça-feira, 9, na Policlínica Francisca Romana, na Arno 31 (303 Norte).

Na abertura serão realizados atendimentos médicos específicos para adolescentes e familiares, ações de promoção e prevenção em saúde além de um debate em live para falar sobre a campanha ‘Tudo tem seu tempo’. A ação tem o objetivo de influenciar o diálogo entre jovens e suas famílias, incentivando-os a procurar as unidades de saúde de referência.

Planejamento Familiar

Entre as iniciativas que a Rede Municipal da Saúde vem desenvolvendo, existe também o projeto ‘Gravidez na Adolescência: novas perspectivas de prevenção no enfrentamento atual’. Implantado desde Outubro 2020, o Projeto tem por objetivo facilitar e apoiar as ações da Atenção Primária à Saúde, mesmo durante a pandemia, buscando atender demandas encaminhadas das Unidades de Saúde da Família, para acompanhamento do Pré-Natal em consultas com alterações Ginecológicas, planejamento Sexual e Reprodutivo. Além, de oferecer consultas de planejamento familiar e de Vida, como também apoiando na educação em saúde no Programa Saúde na Escola dando suporte e acompanhando em parceria com a Semus.

Fatores

O enfermeiro, Ilton Júnior, conta que diversos fatores contribuem para a ocorrência da gestação. Segundo o profissional, a gestação é um período importante na vida de todos os jovens, repletos de fenômenos, descobertas e experiências.

Ainda segundo o profissional, as ações de saúde conscientizam e sensibilizam sobre os cuidados para os adolescentes na rede municipal de saúde. “A Semus compreende a prioridade do trabalho da Saúde do Adolescente em toda capital, promovendo uma rede de apoio para garantir oportunidades de reflexão, suporte aos adolescentes e proteção dos direitos sexuais e reprodutivos”, reforçou ele.