Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Paulo Versiani Coronel Wesley assume cargo de CHEM e subcomandante da Polícia Militar Coronel Wesley assume cargo de CHEM e subcomandante da Polícia Militar
  • Tenente-coronel Wesley Borges Costa

Foi nomeado pelo governador do Estado, Mauro Carlesse, como Chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), o coronel Wesley Borges Costa. Ele é o primeiro oficial formado no Estado a assumir um cargo na cúpula da instituição, o coronel Wesley assessora o comandante-geral nos assuntos pertinentes à corporação, podendo substituir o mesmo nos seus impedimentos, já que acumula também a função de subcomandante da Polícia Militar, conforme a Lei Complementar nº 079 de 27 de abril de 2012.

O Chefe do Estado Maior é nomeado por ato do Chefe do Poder Executivo mediante indicação do Comandante Geral, dentre os coronéis da ativa pertencentes ao Quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPM) e tem precedência funcional sobre os demais policiais militares, exceto sobre o Comandante Geral.

O coronel Márcio Barbosa de Mendonça deixa o cargo que assumiu em 2019 para dar lugar ao coronel Wesley, que atuava no Comando do Policiamento da Capital (CPC).

Perfil do novo CHEM

O coronel Wesley Borges Costa realizou o Curso de Formação de Oficiais pela PMTO, na Academia de Polícia Militar Tiradentes, em Palmas-TO, no período de 2003 a 2006. O referido curso equivale ao bacharelado em Segurança Pública, em convênio com a Universidade Estadual do Tocantins.

Antes de alcançar o segundo cargo mais importante na PMTO, o oficial se destacou em diversas funções na carreira, dentre elas, a chefia da Assessoria Militar da Assembleia Legislativa; Diretoria de Saúde e Proteção Social da PMTO e Comandante do Policiamento da Capital.

Unidades em que trabalhou 

O coronel Wesley já passou pelo 1º Batalhão de Polícia Militar em Palmas exercendo a função de p/3 e comandante da Casa de Prisão Provisória; 3º Batalhão de Polícia Militar em Pedro Afonso; na Assessoria Técnica de informática e Telecomunicações no QCG; 1ª Companhia em Arraias comandando o pelotão de Taguatinga; Assessoria de Gestão Pública e Qualidade do comando Geral; Ajudante de Ordens do Comandante-geral; Diretor do Colégio da Polícia Militar; Assessor Militar junto a Assembleia Legislativa; Diretor de Saúde e Promoção Social da PMTO e Comandante do Policiamento da Capital. (Atualizada às 22 horas)