Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Enchentes, alagamentos, poluição do solo, contaminação de mananciais, proliferação de insetos, doenças, são alguns dos fatores relacionados ao descarte incorreto de resíduos. Nos jornais, nas revistas, na TV, nas escolas, nos pontos de ônibus, em todos os lugares se fala sobre a quantidade de lixo produzido e descartado à revelia. São de conhecimento comum os riscos que esse descarte incorreto representa para a saúde das pessoas e para o meio ambiente. Muitos também sabem que vários resíduos descartados poderiam ser reciclados, gerar dinheiro e ser reintroduzidos na cadeia produtiva das indústrias, no entanto, pouco se faz.

Com foco na reciclagem e responsabilidade ambiental, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio do curso de Engenharia Agronômica e da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), lança o projeto “Unitins Recicla”. O projeto de extensão é coordenado pela professora doutora Thaysi Castro Coelho Andrade.

Conforme informado pelos responsáveis, o objetivo é implantar um projeto de reciclagem de resíduos na Unitins, abrangendo público interno e externo, tendo, dentre suas ações, a produção de conteúdos digitais que promovam a conscientização e educação das pessoas quanto aos itens e resíduos a serem reciclados, contando com um ponto de recebimento, processamento e destinação adequados para serem reintroduzidos na cadeia produtiva das indústrias, garantindo sustentabilidade ambiental e preservação do meio ambiente ao aumentar o tempo de vida útil dos materiais recicláveis que seriam destinados ao Aterro Sanitário de Palmas.

“Na Região Norte do Brasil apenas 1% dos resíduos recicláveis são efetivamente reciclados, sendo que todo o montante é desperdiçado no confinamento em aterros sanitários ou lixões a céu aberto. Isso significa enterrar recursos financeiros, literalmente, pois os resíduos recicláveis possuem muito valor econômico agregado que poderia ser reaproveitado, evitando que novos recursos naturais sejam extraídos da natureza para sua fabricação inicial. Em Palmas, estudos apontam que 20% dos resíduos gerados no município são recicláveis, não se sabendo ao certo o quanto desses recicláveis são reaproveitados por projetos de coleta seletiva e destinação adequadas”, explica Thaysi Andrade.

A coordenadora destaca que projeto vem ao encontro de uma necessidade latente do município de Palmas, que é desenvolver ações que promovam o reaproveitamento dos resíduos que podem ser reciclados e contribuir, assim, com a logística reversa que está descrita no Artigo 3, parágrafo 12 da Lei Nº 12.305, de 2 de agosto de 2010 (Política Nacional dos Resíduos Sólidos).

O projeto será responsável por fazer um levantamento bibliográfico e de pesquisa em campo das instituições (públicas e privadas) que fazem parte da cadeia de desenvolvimento da reciclagem de resíduos no município de Palmas, além da criação de materiais de divulgação contendo informações sobre os tipos de resíduos que podem ser reaproveitados, além da realização de oficinas sobre reciclagem e reutilização de resíduos (sólidos recicláveis secos e resíduos orgânicos). 

Os estudantes envolvidos farão visitas às dependências da empresa Você Recicla Palmas, parceira da Unitins no projeto. As experiências e aprendizados gerarão produtos acadêmicos e científicos, como artigos, de modo a compartilhar o conhecimento adquirido. A visita à empresa será realizada com acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica da disciplina de Sociologia e Extensão Rural. 

Pontos de coleta

A partir dessa quarta-feira, 10, os servidores, estudantes, professores e comunidade externa poderão fazer o descarte dos resíduos direto na sede da empresa parceira - Você Recicla Palmas, localizada na Quadra 912 Sul, Alameda 4. Nº 19. Qi A. Lt. 01, em horário comercial.

Ainda neste mês de fevereiro serão disponibilizados dois contêineres para receber os resíduos em unidades da Unitins, sendo um na Sede Administrativa, na Quadra 108 Sul, e outro no Campus Palmas, na saída para Luzimangues. Será informado à comunidade acadêmica quando esses contêineres estiverem disponíveis e, a partir daí, uma vez por semana a empresa parceira irá recolher o material.

Comunicação contínua 

Quinzenalmente serão apresentadas informações sobre os principais tipos de resíduos com potencialidade para a reciclagem por meio da separação residencial/corporativa, fomentando o processo de logística reversa por meio de parceria público/privada para dar andamento ao reaproveitamento dos resíduos para a cadeia produtiva das indústrias.