Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante o último final de semana, as equipes de patrulhamento do 1º Batalhão da Capital, realizaram apreensões de drogas e arma de fogo, nas quadras 303, 409 e 603, todas na região norte de Palmas. Sete pessoas foram presas e aproximadamente quatro quilos de entorpecentes apreendidos.

Na Quadra 303 Norte, os policiais receberam denúncia de populares sobre uma movimentação suspeita em uma residência. Após levantamento, as equipes, com o apoio da agência local de inteligência - ALI-1º BPM, , visualizaram um homem saindo do local denunciado em uma motocicleta. Realizada abordagem e busca pessoal foi localizado aproximadamente 700 gramas de substância análoga à cocaína. O abordado confessou ainda aos militares, ter praticado um furto de uma pistola calibre 9mm, relatando a localização do armamento. No local indicado foram encontrados aproximadamente três quilos de substância semelhante à cocaína e a arma de fogo.

A outra apreensão ocorreu na Quadra 409 Norte, onde durante patrulhamento de rotina, militares do 1º Batalhão avistaram indivíduos em dois veículos, sendo uma motocicleta e um automóvel Renault/Symbol. Ao avistar a viatura dois indivíduos evadiram na motocicleta, ficando os dois outros do carro, sendo que um dos ocupantes do veículo saiu do veículo e entrou em uma residência próxima. Diante da suspeição, a guarnição resolveu proceder à abordagem aos integrantes que ficaram no veículo, ao proceder busca pessoal, foi localizado com um deles uma porção de substância análoga à cocaína.

Foi realizada ainda busca veicular, sendo encontrado no interior do veículo outras porções análogas à cocaína e duas porções análogas à maconha, totalizando 27,2 gramas de substância análoga à cocaína em peças preparadas para consumo, no valor estimado de três mil reais e 3,7 gramas de substância análoga à maconha. Além disso, foi apreendido em poder de um deles R$ 2,00 em dinheiro. 

Já na Quadra 603 Norte, outra guarnição do 1º Batalhão visualizou um homem em atitude suspeita e ao proceder a busca, foi encontrado um papelote com substância análoga à maconha. Questionado sobre a procedência do material ele informou ser usuário e teria comprado de uma pessoa, que se encontrava alguns metros à frente do local da abordagem. Já na abordagem ao suspeito denunciado, os policiais encontraram doze “papelotes” de substância análoga à maconha. O homem informou que em sua residência teria mais drogas, e após o consentimento do suspeito, o comandante do Policiamento Urbano da Capital (CPU) se deslocou ao local e encontrou dentro do imóvel 81 gramas de substância análoga à maconha.

Todos os suspeitos foram encaminhados à central de flagrantes e entregues à autoridade policial, onde foram realizados os procedimentos de praxe.

Segundo o tenente-coronel João Leyde de Souza, comandante do 1º Batalhão, o balanço do final de semana foi positivo e todos os resultados surgiram a partir da proatividade dos militares em realizar uma abordagem a pessoa e a veículos que estava em atitude suspeita, demonstrando a importância da busca pessoal e veicular para que se tenha efetividade nas ações policiais e a manutenção da ordem pública.