Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação/Procon

Foto: Divulgação/Procon

O Procon Tocantins notificou a companhia aérea Latam nesta quinta-feira, 18, para que sejam divulgadas as, informações sobre a proibição do uso de alguns modelos de máscara em todos os voos da companhia. A ação tem como objetivo evitar que os consumidores passem por transtornos e constrangimentos na hora do embarque.

A medida passa a ser válida a partir do próximo dia 1º de março. A Latam passará a proibir a bordo de seus voos passageiros usando alguns tipos de máscaras, sendo elas, máscaras com respiradores ou válvulas; protetores bucais; lenços, echarpe e bandanas de pano (sem função de máscara).

Segundo a empresa, a medida é para preservar a segurança tanto dos passageiros e dos funcionários. Porém, durante a visita dos agentes de fiscalização não foram encontradas nenhuma informação sobre a nova prática.

Ampla divulgação

O superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, explica o que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) determina a ampla divulgação da informação.  “O artigo 6º do CDC deixa claro que precisam ser prestadas informações adequadas e precisas sobre os diferentes produtos e serviços", ressalta Viana.

Na notificação, o Procon Tocantins determinou que a Latam divulgue em até 24h, em todos os meios físicos e digitais as mudanças exigidas no uso de máscaras nos voos da empresa.

Máscaras permitidas no voo

Os modelos permitidos durante os voos são, máscaras cirúrgicas; FFP2 (KN95) sem válvulas; FFP3 (N95) sem válvulas e as tradicionais máscaras de pano, que também não podem ter válvulas. 

Denuncie

Em caso de denúncias, o consumidor deve entrar em contato por meio do Disque 151, ou por meio do Whats Denúncia no (63) 99216-6840. Para formalizar a denúncia, é preciso checar bem as informações, apresentar comprovantes e fotos para subsidiar as ações de fiscalização.