Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Operação é realizada em 4 estados

Operação é realizada em 4 estados Foto: Divulgação/ Polícia Federal

Foto: Divulgação/ Polícia Federal Operação é realizada em 4 estados Operação é realizada em 4 estados

Três cidades do interior do Tocantins estão na rota de uma operação da Polícia Federal (PF) contra fraudes no pagamento do auxílio emergencial. Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Araguanã, São Miguel do Tocantins e Colinas. A Operação Terceira Parcela também ocorre nos estados de Minas Gerais, Bahia e Paraíba.

De acordo com a PF, os principais objetivos da operação são a identificação de fraudes massivas e a desarticulação de organizações criminosas voltadas ao cometimento deste tipo de delito.

Nesta primeira etapa da investigação, são alvos os beneficiários de pagamento de contas com valores obtidos com o desvio de auxílios emergenciais. “O objetivo da operação é desestruturar ações que causam prejuízo ao programa assistencial e, por consequência, atingem a parcela da população que necessita desses valores”, afirmou a Polícia Federal.

Nos municípios tocantinenses, foram cumpridos 4 mandados de busca e apreensão. A maioria dos mandados se concentram em Minas Gerais; são 66 na capital, Belo Horizonte, e mais 38 em cidades do interior daquele estado.

Cerca de 200 policiais federais foram destacados para a operação de hoje que é resultado de um  trabalho conjunto da Polícia Federal, Ministério Público Federal (MPF), Ministério da Cidadania, Caixa Econômica Federal (CEF), Receita Federal, Controladoria-Geral da União (CGU) e Tribunal de Contas da União (TCU), que participam da Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE),