A Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO) voltou a adotar medidas restritivas em suas dependências em decorrência do aumento de casos de covid-19. A presidência da Casa determinou restrição de acesso ao prédio para visitantes, além de orientar que os servidores que permanecem trabalhando presencialmente não circulem pelo prédio.
O acesso ao plenário também foi restringido aos deputados estaduais e servidores que sejam essenciais. Os parlamentares também foram liberados para que possam participar das sessões de maneira remota.
Câmara
A Câmara de Vereadores de Palmas também adotou novas medidas de controle. A presidente da Casa, Janad Valcari (Podemos), anunciou nesta terça-feira, 23, a suspensão das atividades por 15 dias. “Isso é para preservar os servidores e famílias da Casa, a sociedade e gabinetes dos vereadores”, justificou.
Ainda segundo a presidente, os vereadores continuarão atuando normalmente e as atividades da Câmara serão realizadas em um sistema de rodízio. De acordo com ela, será colocado um comunicado na portaria da Casa com os telefones de contatos dos parlamentares à disposição da comunidade.
A audiência pública que seria realizada na próxima quinta-feira, 25, com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) será prorrogada. A nova data ainda não foi marcada. Também foi suspensa a Semana de Arte e Cultura que seria realizada nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro.
Janad Valcari também criticou o decreto da Prefeitura de Palmas que restringe o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais após as 20h e cobrou a implantação de um hospital municipal na capital e a abertura de novos leitos de UTI.