Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado estadual Jorge Frederico (MDB) solicitou que a Prefeitura de Palmas preste esclarecimentos quanto aos gastos que tem feito no combate a Covid-19 na capital.

Na última semana, essa foi a pauta levantada pelo deputado em suas redes sociais, que questionou, onde está sendo investido o montante enviado pelo Governo Federal para o município. “Eu venho fazendo alguns posicionamentos quanto a isso e desde a semana passada eu venho pontuando a questão das UTIs na capital. A Prefeitura de Palmas recebeu mais de 20 milhões de reais e, se quer, instalou uma UTI. Fica apenas punindo o comerciante o tempo todo com medidas drásticas de fechamento e esquece de fazer seu papel”, disse ele.

O parlamentar lembrou da dificuldade que muitos pais de família têm enfrentado com o fechamento e redução de horário do comércio. “Se acordasse mais cedo, e visse que o trabalhador acorda cedo e precisa levar o pão de cada dia para sua casa, que está suando porque precisa sustentar sua família, não fariam dessa forma, tinham investido em UTIs e outros meios de tratamento”.

Frederico frisou que essa é uma preocupação de todos os tocantinenses. “Nós estamos na capital de todos os tocantinenses. O dinheiro do Estado vem pra cá. Palmas tem uma arrecadação imensa porque os tocantinenses gastam aqui dentro”. 

“A prefeita rebateu no Twitter que está fazendo ações. Que ações são essas? Porque o teste em massa não foi feito em Palmas, UTIs não criaram nenhuma, não fizeram sequer o leito, ou firmaram a parceria… A prefeitura de Palmas tem que se explicar, sim! O recurso é público e cabe a nós também a cobrança”, ressaltou o parlamentar.

Câmara de Palmas

Quem também cobrou esclarecimentos nesta terça-feira, 23, sobre os gastos da Prefeitura de Palmas no combate à pandemia foi a presidente da Câmara de Palmas, vereadora Janad Valcari (PODE). Ao usar a tribuna, a parlamentar disse se preocupar com vidas e construção de um hospital de campanha e outras medidas na capital para combate à covid-19.

“Estamos fazendo a nossa parte, que é fiscalizar. Quero perguntar para onde foram os mais de R$ 42 milhões que consta no portal do Senado, porque até hoje não temos um hospital municipal. Um ano se passou e não foi construído nenhum hospital de campanha. ‘Ah, mas foi requisitado leitos de UTI’. Requisitar o que já temos, o que já é nosso? Temos que fazer mais, ofertar mais leitos”, disse a presidente.

A Casa de Leis da capital aprovou na parte da manhã desta terça-feira, requerimento para suspensão das sessões parlamentares por 15 dias, além de a adoção de escala de revezamento de servidores para atendimento das demandas de serviço interno da Casa e gabinetes. O requerimento foi apresentado pela presidente.

Janad Valcari explicou que a suspensão visa preservar servidores e famílias, assim como a sociedade que adentra a Casa e gabinetes, reforçando que os parlamentares seguirão com seus trabalhos. (Com informações da Dicom/CMP)