Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de despertar nas pessoas a importância de realizar o cadastro para doador de medula óssea, a Hemorre Tocantins em parceria com o Centro Oncológico de Palmas, segue com ações alusivas ao Fevereiro Laranja, mês de combate à Leucemia.

Durante todo o mês houve mobilização com os colaboradores do Centro Oncológico, sensibilizando sobre a importância de ajudar ao próximo através do cadastro de medula óssea e no sábado, 27, das 7h às 13h, haverá coleta de sangue no Hemocentro Coordenador de Palmas (HCP).

Segundo a gerente técnica do HCP, Eveline Leão Ávila Pessoa, “ficamos muito felizes com a iniciativa do Centro Oncológico em ser nosso parceiro e nos ajudar nestas importantes causas de cadastro de doadores de medula e de doadores de sangue. Continuamos com os nossos estoques baixos e esperamos que esta parceria com o Centro Oncológico desperte em mais pessoas e empresas o interesse em nos ajudar a estabilizar o nosso estoque e assim todas as demandas serem atendidas em tempo hábil”, destacou.

A doação de medula óssea é uma das formas de tratamento da Leucemia, doença que pela estimava do Instituto Nacional do Câncer (INCA), pode atingir até 80 pessoas em 2020/2021, no Tocantins.

Atualmente, segundo dados da Gerência da Rede de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer, da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES), o Estado tem 21 pessoas em tratamento de Leucemia, sendo 14 homens e 7 mulheres, com idades entre 20 e 79 anos.