Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Secretária de Saúde de Sítio Novo

Secretária de Saúde de Sítio Novo Foto: Dora Farias

Foto: Dora Farias Secretária de Saúde de Sítio Novo Secretária de Saúde de Sítio Novo

Das 139 Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins, 73 delas, ou 52,5%, são ocupadas por mulheres. O levantamento foi realizado pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO), como forma de informação sobre a participação da mulher na Gestão da Saúde no Estado.

Para a secretária Municipal de Saúde de Dueré e Diretora de Comunicação do Cosems-TO, Mariana Coelho, ser secretária de Saúde não é uma tarefa fácil e em um momento tão atípico como este, as demandas e cobranças tornam-se ainda maiores. “Mas a gente não desiste. Continuamos na luta, defendendo um Sistema Único de Saúde com atendimento de qualidade para o nosso povo. Médicas, enfermeiras, técnicas de enfermagem, agentes de saúde, enfim, estamos em todos os lugares dando o nosso melhor. Somos a cara e a força do SUS", disse.

Estimativas do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), com base em dados do IBGE, indicam que mulheres representam 65% dos mais de seis milhões de profissionais atuantes no setor público e privado de saúde, em todos os níveis de complexidade da assistência. Em algumas carreiras, como Fonoaudiologia, Nutrição e Serviço Social, elas ultrapassam 90% dos profissionais e em outras, como Enfermagem e Psicologia, representam mais de 80%.

De acordo com a secretária de Saúde de Sítio Novo e Diretora Administrativa do Cosems-TO, Dora Farias, estima-se que as mulheres também estejam em maior quantidade nos demais cargos estratégicos da Gestão de Saúde do Tocantins e na maioria dos municípios tocantinenses. Para ela, essa é uma grande responsabilidade.

“Nós mulheres somos capazes. Por maior que seja o desafio, a gente tem que estar sempre preparada principalmente em um momento que exige tanto, como este de pandemia. Temos potencial e quando os problemas batem na nossa porta, buscamos as soluções possíveis. Pedimos a Deus que nos dê sempre sabedoria, para que possamos continuar ajudando nossa gente que mais precisa”, completou.

O presidente do Cosems-TO, Rondinelly da Silva e Souza, parabenizou todas as Gestoras de Saúde do Tocantins pelo comprometimento no enfrentamento à pandemia da covid-19 e pelo Dia da Mulher. Ele destaca a importância da mulher no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Parabéns secretárias municipais de Saúde do Tocantins. Sabemos que vocês são batalhadoras e enfrentam, muitas vezes, duplas ou triplas jornadas de trabalho. Mesmo assim estão na linha de frente conduzindo uma equipe multiprofissional. Com a competência e comprometimento de vocês o enfrentamento a esta pandemia e o combate a Covid-19 têm sido muito mais efetivos. Parabéns pelo seu dia”, finalizou.