Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado estadual Professor Júnior Geo (PSDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa (Aleto), para expor e defender o apelo do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS), sobre o fato de há dois anos, o governo estadual não está ofertando exames de tomografia e ressonância magnética aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O pronunciamento foi feito na sessão ordinária desta terça-feira, 13 de maio.

De acordo com Júnior Geo, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS) clama por uma solução para que os municípios tenham acesso aos exames que são de grande importância para o fechamento de diagnóstico. “Se existe uma pactuação, se o Governo do Estado recebe as verbas encaminhadas pelo Ministério da Saúde, por que deixar de atender os municípios com exames de tomografia e ressonância?”, questionou o deputado.

Geo ressalta ainda que, de acordo com a denúncia do COSEMS, a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) tenta solucionar o problema através dos Hospitais Regionais do Estado, no entanto, quando existe o equipamento, na maior parte das vezes está estragado, sem funcionamento.

Demanda Reprimida 

Segundo o Prof. Júnior Geo, há uma demanda reprimida muito grande no Tocantins para a realização desses exames. “Venho fazer essa cobrança pública, mediante a denúncia que me foi feita, para que possamos buscar uma solução, pois, estar com uma máquina quebrada por um curto espaço de tempo, sem atender o usuário é entendível, mas, por dois anos, é falta de gestão”, concluiu o parlamentar.