Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Nesta quarta-feira, 10, há somente quatro leitos de UTI-Covid para adultos disponíveis na rede pública de saúde do Tocantins. As únicas vagas são: 2 no Hospital Geral de Palmas (HGP); 1 no Hospital Regional de Augustinópolis; e 1 no Instituto Sinai, de Araguaína.

Os dados são do portal Integra Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A última atualização foi às 11h07 desta quarta-feira. 

Sete dos dez hospitais administrados pela SES, ou com os quais o estado tem leitos de UTI contratualizados, estão completamente lotados. Além das unidades citadas acima, a única exceção é o Hospital Municipal de Araguaína onde todas as 6 UTIs pediátricas estão disponíveis.

A secretaria informou que o portal Integra Saúde é sincronizado com o sistema de regulação estadual, sendo atualizado de hora em hora. Por isso, o número de leitos disponíveis pode variar muito, em razão de altas ou óbitos.

Também de acordo com a SES, por esse mesmo motivo, não é possível informar com certeza a quantidade de pacientes com covid-19 na fila de espera por leito de UTI no estado. “Não é possível especificar a quantidade de pessoas aguardando leito, visto que o número é flutuante e se altera a todo instante, em razão de altas hospitalares ou óbitos”, informou em nota.