Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A segunda dose da vacina contra a Covid-19 para os idosos acima dos 80 anos será aplicada a partir dessa quinta-feira, 11, no sistema drive-thru no Parque de Exposições de Araguaína, das 8 às 17 horas. Além da quinta-feira, a vacinação drive-thru também será realizada na próxima segunda-feira, dia 15. 

“A aplicação da primeira dose no Parque de Exposições foi um sucesso, tivemos uma procura grande do nosso público-alvo. Destacamos aqui o compromisso dos familiares em levar os idosos com toda segurança para receberem a dose da vacina, queremos reforçar a importância da segunda dose para garantir a proteção dos nossos idosos”, destacou a enfermeira técnica da Central Municipal de Imunização, Simone Leandro Matos. 

Durante o drive-thru para aplicação da primeira dose da vacina nos dias 12 e 15 de fevereiro foram vacinados 1.250 idosos acima dos 80 anos.

Documentos para vacinação  

Para a vacinação no Parque de Exposições, é necessário que o idoso tenha em mãos o CPF (Cadastro de Pessoa Física), documento de identificação e obrigatoriamente o cartão de vacina. 

Além disso, é preciso ficar atento ao esquema da segunda dose no sistema drive-thru.  Para quem recebeu a primeira dose no último dia 12 de fevereiro, a vacinação será na próxima quinta-feira, 11, já para os que foram vacinados no último dia 15 de fevereiro, a segunda dose será aplicada na próxima segunda-feira, dia 15 de março. 

Meta municipal 

A meta de Araguaína é imunizar 2.423 idosos acima dos 80 anos. De acordo com os dados da Secretaria Municipal da Saúde, até esta terça-feira, 9, tinham sido vacinados 2.089 idosos com a primeira dose. 

Vacinação nas UBS 

A partir desta quinta-feira, a segunda dose da vacinação será realizada também na UBS Palmeiras do Norte, no setor que tem o mesmo nome. A UBS será a unidade básica de referência para essa etapa e vacinará apenas os idosos acima dos 80 anos e profissionais da saúde que já tomaram a primeira dose. 

Outras cinco unidades ficarão disponíveis para o público-alvo dessa etapa que ainda não recebeu a primeira vacina, são elas: UBS Maria dos Reis Rodrigues (setor Barros), UBS Couto Magalhães (Setor Couto), UBS JK (Bairro JK), UBS Lago Azul (Setor Lago Azul) e UBS Manoel Maria Dias de Brito (Setor Cimba). 

O atendimento nas unidades é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Os idosos acamados, sem condições de ir ao drive- thru ou nas unidades básicas, receberão a vacina em casa.

Profissionais da saúde  

Além da vacinação dos idosos, as UBS seguirão vacinando também os profissionais de saúde da rede pública e privada e estagiários da área da saúde que estejam atuando em hospitais ou UBS. Para receber a dose, os estudantes precisam apresentar declaração da instituição que estudam com local e data do estágio.  

O público de profissionais que devem ser imunizados é de 7.077. Até esta terça-feira, 9, foram vacinados 5.848 profissionais.