Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Camilla Muniz Viveiro novo amplia capaciade de produção de 10 mil para 16 mil mudas por ano Viveiro novo amplia capaciade de produção de 10 mil para 16 mil mudas por ano

O viveiro de mudas de árvores nativas da Área de Proteção Ambiental Serra do Lajeado (APASL) tem previsão de produção de 16 mil mudas para este ano.  Além de ampliar a quantidade de mudas, o viveiro também está redimensionando o foco de sua produção.

Segundo Camilla Muniz, supervisora da APASL, a gestão do viveiro terá algumas mudanças, dentre elas, a limitação de entrega de mudas. No ano passado foram produzidos 10 mil exemplares de várias espécies nativas e a distribuição foi feita em todo o Estado, para todos que solicitaram, inclusive para ajudar no reflorestamento de outras unidades de conservação.

“Neste ano vamos limitar a entrega de mudas para o público abrangido pela APA, ou seja, os municípios e produtores que estão dentro da área de atuação da APA”, anuncia Camilla. Ela explica que o foco do cultivo também passará por mudança, com produção de espécies com potencial econômico.

“Queremos investir em espécies que favorecem a polinização, que têm muitas flores, que favorecem a criação de abelhas na APALS, que estimulem a volta da fauna e a renda das comunidades e produtores locais”, revela a supervisora.

A supervisora anuncia que está prevista também para este ano uma parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), cujo objetivo será a produção de espécie de interesse agrícola, dentro dos parâmetros do plano de manejo da APA. “A ideia é produzirmos mudas de espécies como mandioca e banana, com melhor adaptação às condições gerais da APASL, como forma de apoiar o produtor local”, anuncia Camilla.

Neste primeiro semestre, oito mil mudas já estão sendo cultivadas e, segundo a supervisora, são basicamente espécies para aproveitamento de madeira, frutos e de valor ornamental. Ela cita que as variedades de ipês continuam sendo cultivadas porque são bastante procuradas, uma vez que são consideradas plantas ornamentais e cuja madeira pode ser utilizada comercialmente.

A gestora do viveiro reforça que além de recuperar as áreas degradadas e enriquecer outras áreas, é preciso aliar o interesse ambiental ao interesse do produtor. “Se o produtor estiver infeliz, então não estamos atingindo nosso objetivo, projetos ambientais bem sucedidos têm que deixar as pessoas atingidas por eles felizes”, preconiza Camilla Muniz.

Parceria

O viveiro de mudas nativas da APASL se tornou realidade há dois anos, fruto de várias doações de materiais, como madeira, telas e tubetes, e do trabalho voluntário de brigadistas contratados para atuarem na prevenção e combate dos incêndios. Quando não estão atuando como brigadistas, eles ajudam no viveiro, trabalhando na construção, coleta de sementes e plantio das mudas.

Há seis anos, a sede da APA está localizada no município de Lajeado. Devido a um Termo de Cooperação Técnica, celebrado entre o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a Prefeitura de Lajeado, o município paga o aluguel da sede da APA, onde também funciona o viveiro, e arca com todo o custeio administrativo. Ao Naturatins cabe a disponibilidade dos profissionais que atuam na APA.

A APA Serra do Lajeado abrange quatro cidades: Aparecida do Rio Negro, Tocantínia, Palmas e Lajeado. “Quem ocupa a maior área da APA é Palmas, mas o município de Lajeado tem 88% do seu território dentro da APA, por isso faz sentido que a sede seja em Lajeado”, diz Camilla.