Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Trecho crítico da TO-020

Trecho crítico da TO-020 Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Trecho crítico da TO-020 Trecho crítico da TO-020

Moradores do município de Lizarda/TO, a cerca de 268 km de Palmas, estão inconformados com as condições da TO-020, principal estrada de acesso ao município. O trecho de 160 km entre Lizarda e Novo Acordo não é pavimentado e está sem condições de trafegabilidade, deixando os moradores quase isolados.

Vídeos feitos por motoristas que passam pela estrada quase diariamente mostram as condições da via. São longos quilômetros de buracos e atoleiros. Condição que piora bastante durante o período chuvoso, tornando as viagens ainda mais demoradas e perigosas para quem precisa fazer o trajeto.

A região do estado é carente e tem uma baixa densidade demográfica, o que faz com que moradores recorram a muitos serviços, como atendimento de saúde mais complexos, na capital. O servidor público Sandro Barreira relata o drama de pacientes que precisam se deslocar pela TO-020 até Palmas. “Imagine um paciente adoecer e precisar viajar em uma ambulância”.

Além do risco para os pacientes, a estrada também é um desafio para os motoristas que sofrem com atoleiros e buracos, causando prejuízos. “Um carro da saúde, por exemplo, que não quieta, é sempre pra lá e pra cá... em um mês vira sucata”, resumiu Sandro.

Os vídeos mostram ônibus atolados e veículos que precisam ser rebocados por máquinas pesadas, como tratores, para sair dos atoleiros.

Como é uma estrada estadual, a responsabilidade pela manutenção é da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto). Em nota, o órgão informou que está om uma equipe atuando na TO-020 desde fevereiro e que uma equipe foi deslocada para reforçar os trabalhos no local nesta quarta-feira, 10. “As equipes estão trabalhando de maneira permanente e intensiva; As chuvas  e a escassez de material (cascalho) têm dificultado a execução das obras, mas a Ageto está atuando na correção de pontos críticos para garantir a trafegabilidade da via. Paralelamente aos trabalhos de manutenção, a Ageto já trabalha na elaboração do projeto e na captação dos recursos para a pavimentação da via”, informou o órgão.