Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Notas de Pesar

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Faleceu nesta sexta-feira, 12, vítima de covid-19 o compositor, cantor e jornalista, Nilo Alves. Além de ativista da área cultural Nilo Alves era diretor executivo do Jornal Página Aberta.

Por meio de nota autoridades políticas lamentaram a morte do jornalista e ativista cultural. “Perdemos hoje, novamente, a luta contra a Covid-19. A falta de leitos levou o companheiro e amigo Nilo Alves”, afirmou o deputado estadual José Roberto Forzani.

Outro parlamentar que lamentou a morte de Nilo foi o deputado federal Vicentinho Alves: “A covid-19 fez mais uma vítima. Perdemos o cantor e compositor tocantinense Nilo Alves. Dono de uma voz singular, por meio da música, difundiu a cultura tocantinense no Brasil e também em outros países”, afirmou o parlamentar.

Nilo chegou a cursar o 5º período do curso de Direito no Instituto de Ensino e Pesquisa Objetivo (IEPO). Após conhecimento do falecimento, colegas de turma, também emitiram uma nota de pesar: "Nilo era curioso, falador e condolente. Gostava de falar sobre seus sonhos, suas músicas e suas histórias. Se orgulhava dos clipes que fez e os que queria fazer. Lembramos do respeito que tinha com todos, e também com toda a história do direito.  Hoje nós lamentamos, todos nós perdemos e o direito também perdeu. Luto por Nilo".

Confira abaixo as notas de pesar.

Nota de pesar – Deputado José Roberto Forzani

Perdemos hoje, novamente, a luta contra a Covid-19. A falta de leitos levou o companheiro e amigo Nilo Alves.

Nilo foi uma expressão da arte tocantinense. Compositor, cantor, escritor, historiador, jornalista e um grande lutador pelas causas do trabalhador e da cultura, Nilo foi um homem incrível.

Hoje, todos sofremos o baque. O meu desejo é de conforto no coração de sua família e amigos neste momento de tamanha tristeza.

Zé Roberto Lula
Deputado estadual e presidente do PT/TO

------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar – Vicentinho Alves

A covid-19 fez mais uma vítima. Perdemos o cantor e compositor tocantinense Nilo Alves. Dono de uma voz singular, por meio da música, difundiu a cultura tocantinense no Brasil e também em outros países. Neste momento de dor, nossa solidariedade à família, amigos e todos que sofrem esta irreparável perda. Rogamos ao Pai Celestial que acolha o seu filho e continue cuidando de todos que lutam contra essa doença.

Nossos sinceros pêsames,

Deputado Federal Vicentinho Júnior e Família

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar - Deputado Vilmar

Minha solidariedade à toda classe cultural e da comunicação tocantinense que está em luto com a perda  do jornalista Nilo Alves, diretor executivo do Jornal Página Aberta.

Pioneiro na cultura tocantinense, Nilo, que também é cantor, deixa sua atuação marcada na história do Tocantins e Goiás, com os seus mais de 30 anos de atuação.

Nossos sentimentos a toda a família e amigos.

Deputado Vilmar
Presidente do Solidariedade Tocantins

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar – Deputado Valdemar Junior

Lamentavelmente perdemos hoje, uma das maiores referências da cultura goiana e tocantinense, meu amigo de grandes jornadas, o jornalista, cantor e compositor Nilo Alves, 63 anos, que infelizmente partiu, sendo mais uma vítima de complicações causadas pela Covid-19.

Nilo era um dos grandes ícones e talentos da música goiana e tocantinense, que nos conquistou com sua habilidade de criar e compor, seu carisma e sua irreverência.

A sua ausência nos causa profunda tristeza e um vazio em nossos corações. Neste momento de dor, me solidarizo com os seus familiares, amigos, admiradores e toda a classe artística enlutada.

Descanse em paz meu amigo Nilo Alves, você será sempre lembrado por nós...

Valdemar Júnior

Deputado Estadual

------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar - Deputado Osires Damaso

O Tocantins perdeu hoje um dos seus pioneiros da cultura e da comunicação: o jornalista, poeta e músico Nilo Alves. Mais uma vítima da Covid-19.Minhas sinceras condolências aos seus amigos e familiares nesse momento de dor!

Deputado Federal Osires Damaso

------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de pesar - Deputada Vanda Monteiro

É com profundo pesar que recebemos a triste notícia do falecimento do querido cantor, compositor, jornalista e escritor tocantinense, Nilo Alves, ocorrido nesta sexta-feira, 12, vítima da Covid-19.

Nilo é sem dúvidas uma das grandes personalidades deste Estado e que tanto contribuiu para nossa cultura e literatura.

Este é um momento de muita dor e a saudade será nossa companheira pelos próximos dias. Quero pedir que todos se unam em oração para que haja o consolo para essa tristeza.

Deus em sua imensa misericórdia vai amparar todos aqueles que sofrem, pois nele acreditamos e confiamos. 

Descanse em paz, Nilo!

Deputada estadual Vanda Monteiro e família

------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar governador Mauro Carlesse

Com muita tristeza, recebi a notícia do falecimento do jornalista e músico Nilo Alves, nesta sexta-feira, 12, vítima de complicações causadas pela Covid-19.

Com mais de 30 anos de carreira, Nilo Alves muito colaborou para o fortalecimento da cultura no Tocantins, principalmente a música. 

Rogo ao nosso bom e amável Deus que, nesse momento de tristeza e dor, console os corações dos familiares e amigos que neste momento de luto sentem a partida prematura de Nilo Alves.

Mauro Carlesse

Governador do Estado do Tocantins

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar deputado Ricardo Ayres

Hoje o Tocantins sofre com o silêncio da sua voz.

É com profundo pesar que recebi a notícia da morte do exímio artista, historiador e jornalista tocantinense, Nilo Alves. Mais uma vítima dessa terrível pandemia que assola o mundo.

Me solidarizo com a família, amigos e todos os tocantinenses que choram com a partida de Nilo. Rogo para que o céu esteja em festa hoje com a chegada desse que marcou com suas belas canções a história do nosso Estado.

“Sou tocantinense, esse é o meu melhor estado, terra do capim dourado, da sussa e do querer bem, franguinho caipira, com pequi eu não dispenso, vou te falar o que penso, lugar como esse não tem!”…

Deputado estadual Ricardo Ayres

------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar - Sebrae

É com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento do jornalista, escritor e músico, Nilo Alves. O profissional, que era proprietário do Jornal Página Aberta e tinha mais de 30 anos de carreira musical, foi vítima de Covid-19. O Tocantins perde um pioneiro na história do Estado e o Sebrae um grande apoiador na divulgação das informações sobre e para os pequenos negócios. Em um momento de grande tristeza como esse, manifestamos nossos sentimentos a todos os familiares e amigos.

- Rogério Ramos - Presidente do Conselho Deliberativo 

- Moisés Gomes – Superintendente

- Eliana Castro – Diretora Técnica

- Jarbas Meurer – Diretor de Administração e Finanças

Dirigentes do Sebrae Tocantins

------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar - Adriana Aguiar

A arte e a comunicação tocantinense perderam, para a Covid-19, um dos seus talentos. Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento de Nilo Alves, músico, jornalista e historiador. Com sua voz singular, ele cantou sentimentos profundos, sucessos nacionais e divulgou o nosso estado; em livros de poesia fez protestos, exaltou o povo e o Tocantins; fez importantes pesquisas sobre a música goiana e tocantinense, sobre as músicas do nosso estado, estava com um livro pronto. Inquieto e muito atuante, por muitos anos, Nilo Alves foi parceiro da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), com o projeto 'A Música vai à Escola', em que ele realizava apresentações de suas poesias e canções, ele foi presença cativa em nossas escolas. Neste momento de dor, lamento a perda desse grande artista e rogo a Deus pedindo consolo para toda a sua família, amigos e toda a classe artística.

Adriana Aguiar
Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes

------------------------------------------------------------------------------------------------