Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

O relatório final da primeira fase do Programa de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco I) no Estado e a implantação do Profisco II foram os assuntos debatidos na manhã desta terça-feira, 16, entre o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse; consultores da empresa Tributec, credenciada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); e o deputado estadual Ricardo Ayres.

O governador Mauro Carlesse destacou o interesse do Estado em conseguir fortalecer a eficiência, a eficácia e a transparência da gestão fiscal do Estado. "O Tocantins tem todo interesse em projetos que visem à modernização e ao desenvolvimento do Estado. Nossa gestão está à disposição para fazer o que for necessário. Quero que os senhores se reúnam com nossos secretários do Planejamento e da Fazenda, que estarão prontos para dar continuidade aos bons projetos”, afirmou.

O deputado estadual Ricardo Ayres, que articulou o encontro, explicou que o Profisco II terá o objetivo de melhorar a arrecadação do Estado. “Com a implantação da segunda fase do Profisco, o Tocantins poderá dar andamento ao processo de modernização da máquina pública com inovação e tecnologia, fazendo com que não se percam os recursos de natureza tributária por deficiência da operação do fisco estadual; e consequentemente aumentar a arrecadação do Estado nos tornando mais competitivos", explicou.

Elder Machado, um dos consultores que participaram da reunião, reforçou o interesse do BID em investir no Estado. “O Banco BID quer fazer este investimento no Estado e quanto antes nós agilizarmos esse processo de implantação da segunda etapa do Profisco, mais rápido o Tocantins vai usufruir de todo este benefício em caráter de gestão, inovação e fiscalização tributária”, afirmou.

O consultor Roberto Petrucci também participou do encontro.

Profisco I

A primeira etapa do Profisco teve como premissas fazer uma avaliação dos sistemas de gestão utilizados no Estado e, a partir disso, apontar as fortalezas e as oportunidades de melhorias. De acordo com os consultores da Tributec, um relatório com os resultados da primeira etapa está sendo preparado e deverá ser apresentado ao governador Mauro Carlesse.

Unicesumar

Na oportunidade, foi discutida também a implantação de um câmpus da Universidade Unicesumar na Capital. O consultor Elder Machado explicou que Palmas já possui um polo de ensino a distância, mas a ideia do grupo é expandir a oferta de ensino. “O Tocantins é uma região em desenvolvimento e merece uma atenção da Universidade para apoiar nesse crescimento e na construção de um Estado com pessoas mais capacitadas”, frisou. A proposta de financiamento para a construção do câmpus é na ordem de R$ 30 milhões.

Uma reunião com o reitor da Universidade Unicesumar para acertar os detalhes deve ocorrer nos próximos dias.