Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Janad Valcari é presidente da Câmara de Palmas

Janad Valcari é presidente da Câmara de Palmas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Janad Valcari é presidente da Câmara de Palmas Janad Valcari é presidente da Câmara de Palmas

Procurada pela reportagem do Conexão Tocantins, a presidente da Câmara de Palmas, Janad Valcari (Podemos), respondeu por meio de sua assessoria que acredita que as recentes notícias de contratos da empresa de seu filho com prefeituras do Estado seja perseguição política articulada por aliados da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), com o objetivo de “calar a voz da presidente da Câmara”, diz.

Segundo Valcari, o grupo tem espalhado “notícias falsas, apelando até para inverdades sobre a vida pessoal de seus familiares”. A presidente alega que o objetivo dos ataques é contestar o que chamou de “capacidade empresarial” de seu filho, um adolescente de 16 anos que é sócio da empresa Tocantins Locações e Limpeza Pública Ltda, cujo contrato mais recente, realizado sem licitação com a Prefeitura de Gurupi, é de mais de R$ 1,5 milhão por um período de 180 dias.

Por ser menor, o jovem acionista é assistido nos atos da empresa pela mãe, a vereadora Janad Valcari que disse incentivar o filho a “trabalhar” desde cedo. “Lucas Freitas Valcari é sócio das escolas da família desde 2016, como também é sócio da construtora e empresa de limpeza onde não atua como sócio administrador e trabalha assistido de perto pela mãe, sua responsável”, afirmou.

Além do contrato com a Prefeitura de Gurupi, a empresa de Valcari e o filho também tem contratos com as prefeituras de Porto Nacional e Paraíso do Tocantins. A contratação em ambos os casos também foi feita com dispensa de licitação e juntas ultrapassam os R$ 6 milhões.

A parlamentar alegou que já era empresária antes de entrar na política e que acredita que as polêmicas envolvendo os contratos de sua empresa com prefeituras realizados após sua posse como vereadora são uma tentativa de rechaçar sua oposição à gestão de Cinthia Ribeiro. “Talvez os aliados da prefeita não saibam que não é crime ser sócio de uma empresa. Na verdade, seria bom se todos os políticos tivessem várias empresas para empregar e trabalhar, evitando depender unicamente do dinheiro público”, afirmou em nota.

“Eu crio meu filho é trabalhando. E muitos outros jovens poderiam se profissionalizar e ter condições de abrir o seu próprio negócio se a gestora da cidade olhasse para esse grupo que tanto sofre sem oportunidade”, alegou a vereadora.