Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Membros do Comitê do Fogo

Membros do Comitê do Fogo Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Membros do Comitê do Fogo Membros do Comitê do Fogo

Membros do Comitê Estadual de Combate a Incêndios Florestais e Controle de Queimadas no Tocantins (Comitê do Fogo) se reuniram virtualmente nesta quarta-feira, 17, para deliberar os planos e atividades que serão executados durante o ano para combater as queimadas no Tocantins. Ao todo, 14 ações são planejadas e se dividem em três grandes eixos, sendo eles: prevenção, combate e controle, sendo atribuição da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), gerir as atividades que envolvem prevenção e monitoramento.

A titular do Meio Ambiente, Miyuki Hyashida, frisou que “esse planejamento prévio e a deliberação das atividades que serão executadas pelas instituições ligadas ao Comitê do Fogo, são extremamente relevantes para reduzir cada vez mais as queimadas”. A secretária ainda ressalta que “o governo do Tocantins tem buscado mecanismos para fomentar, por meio da educação ambiental, projetos que visam diminuir os índices de incêndios no Estado”.

Durante o encontro, foram destacadas ações que já estão previstas, como aceiro negro em torno das rodovias, Manejo Integrado do Fogo (MIF) nas Unidades de Conservação (UC) e também o projeto Foco no Fogo, além do workshop de prevenção e monitoramento que a Semarh está organizando para os meses de março e abril.

A diretora de Instrumentos de Gestão Ambiental da Semarh, Marli Santos, comentou que “todos esses trabalhos são acrescidos do esforço da Semarh para a contratação de 80 brigadistas para o combate aos incêndios deste ano, que vão atuar nas oito regionais do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), além da articulação com o parlamento na viabilização de emendas voltadas para esse fim e também com a ajuda do Prevfogo e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)”.

O Comitê recebeu durante a reunião a notícia de que a empresa Energisa, que também é membro, fez a doação de um drone para colaborar com a execução dos trabalhos de mapeamento de queimadas. Além disso, também foi concedida uma aeronave pelo Exército Brasileiro que vai atuar no combate ao fogo.

"O encontro de hoje serviu para orientar as instituições que compõem o Comitê do Fogo e, a partir de agora, com os planos apresentados, temos a missão de dar celeridade na execução dos trabalhos”, destacou a diretora Karyne Sotero da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável da Semarh (DDS). Ainda segundo a diretora “esse ano nossa primeira ação será o projeto Foco no Fogo, porém, com algumas mudanças de rota, trabalhando nos municípios que mais queimaram, ao contrário do ano passado que realizamos as ações em um raio de 200 km da capital Palmas”, completou.

O projeto Foco no Fogo busca também o comprometimento do setor privado e de toda a sociedade civil articulada em relação às ações de educação ambiental, de prevenção, controle do uso do fogo e combate às queimadas ilegais e incêndios florestais.

Comitê do Fogo

O Comitê do Fogo foi instituído pelo Decreto nº. 645 de 20 de agosto de 1998, no sentido de aperfeiçoar as ações de preparação, controle e prevenção, bem como na fiscalização das queimadas no Estado do Tocantins, adotando a estratégia preconizada pelo Proarco (Programa de Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais na Amazônia Legal), criado pelo Decreto nº 2.662, de 8 de julho 1998. Para a realização dos trabalhos do Comitê são realizadas reuniões periódicas, que tratam, dentre outros, de assuntos como o plano de ações anual e o calendário de autorização de queimadas.