Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Superando os desafios vivenciados ao longo de 2020, em função da pandemia da Covid-19, as escolas da rede estadual motivaram e promoveram a participação dos seus estudantes em ação promovida pelo programa Jovem Senador 2020. Reconhecendo a importância desse trabalho, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizou nesta quarta-feira, 17, um webinar com homenagem aos profissionais das unidades de ensino com maior evidência na realização das atividades.  

A edição do ano passado, do Programa Jovem Senador, foi adiada por causa da pandemia, mas, de forma muito especial, o Senado Federal, junto às escolas públicas estaduais, continuou cultivando o Programa com uma ação no formato on-line, realizada entre os dias 23 a 27 de novembro, quando aconteceu a campanha “Plante sua Árvore do Conhecimento”.

A visão propunha que os estudantes deviam plantar uma árvore em sua escola, registrar a ação por meio de fotos ou vídeos e compartilhar seus registros nas suas redes sociais com as hashtags: #JovemSenador #ArvoreDoConhecimento, marcando o perfil @jovemsenador (nas plataformas digitais Instagram e Facebook) nas publicações do seu plantio. Após, deveriam printar a postagem e anexar no Formulário de Inscrição, para validar a sua inscrição.

Nesta quarta-feira, na webnar que contou com a participação do Coordenador do Programa Jovem Senador, em Brasília/DF, Antônio Carlos Lopes Burity, foram homenageadas as quatro unidades de ensino que tiveram mais evidência na realização das atividades: Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Agrícola David Aires França - Diretoria Regional de Educação de Arraias; Centro de Ensino Médio Dona Filomena Moreira de Paula - Diretoria Regional de Educação de Miracema do Tocantins; Escola Estadual Vale do Sol - Diretoria Regional de Educação de Palmas; e o Colégio Estadual Presidente Tancredo Neves - Diretoria Regional de Educação de Paraíso do Tocantins.

“Um momento importante para reconhecermos o trabalho das unidades de ensino que mesmo diante de uma pandemia e das normas de distanciamento social se esforçaram na realização das atividades propostas pelo Jovem Senador. Esse programa que permite que os nossos jovens conheçam de perto o trabalho dos nossos senadores – fazendo com que eles despertem para novas oportunidades. Em 2020, o plantio da árvore trouxe para nós a mensagem da vida, essa mensagem que queremos continuar compartilhando”, ressaltou a titular da Seduc, Adriana Aguiar.

Falando em nome dos homenageados, a diretora da Colégio Estadual Presidente Tancredo Neves, de Barrolândia, Maria de Fátima Silva Cardoso, destacou que a homenagem é um incentivo para que as unidades de ensino continuem apostando em projetos que promovam o desenvolvimento dos estudantes. “Precisamos trabalhar para gerar mais oportunidades para os nossos jovens e esse reconhecimento da Seduc é um sinal de que estamos indo pelo caminho certo”, pontuou.

Já a chefe da UTE de Programas e Projetos Especiais em Educação da Seduc, Janaina Tomasi, destacou que a motivação da comunidade escolar é fundamental para participação dos estudantes no Jovem Senador dos próximos anos. “A produção de uma redação é a porta de entrada no Jovem Senador, então essa pode ser uma prática motivada constantemente e que abre muitas outras oportunidades para os nossos jovens”, lembrou.