Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

O andamento do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, que tem financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), foi aprovado por auditoria internacional, realizada neste mês de março. Dentre as obras já em execução e que foram visitadas pela equipe de auditoria estão a Via Norte e a implantação de infraestrutura nos setores Morada do Sol 3, Ana Maria, Maracanã, Itaipú, Jardim Vitória e Tocantins.

A análise financeira e física realizada pela Sá Leitão, de nível internacional, faz parte da prestação de contas com o órgão financiador e aprovou todos os quesitos do projeto sem ressalvas. “As obras estão sendo realizadas de acordo com o previsto nos contratos firmados com a Prefeitura de Araguaína e estão respeitando o cronograma”, afirmou o sócio da empresa Leonardo Barbosa. A empresa é contratada para efetuar auditoria anualmente.

Projeto integrado

O Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína prevê a implantação de asfalto e drenagem em vias, de bacias de detenção e vários parques urbanos e de preservação como o Nascentes do Neblina, Raizal e São Miguel. Mais de 20 bairros serão atendidos com obras de infraestrutura, entre eles Universitário Leste, Alaska, Martins Jorge, Itatiaia e Dom Orione.

Nos bairros

No Setor Morada do Sol 3, pavimentação e a drenagem já estão concluídas, faltando apenas a construção das calçadas, atualmente em execução. Ao lado, no Setor Ana Maria, toda drenagem está concluída e há previsão de retomada dos serviços de terraplanagem e pavimentação a partir de 15 de abril, quando as chuvas cessarem na região.

Mais ao sul, no Setor Jardim Vitória, também já foram concluídos os serviços de drenagem profunda e lançamento de águas pluviais, e começará a receber asfalto e calçadas acessíveis a partir de abril. Ainda na região, no Setor Tocantins, falta apenas o recapeamento de duas ruas e duplicação da Avenida das Malvas.

Via Norte

O trecho 1 da Via Norte está sendo construído entre as Avenidas Cônego João Lima e Castelo Branco até o Parque Cimba, e passará sobre o canal dos córregos Neblina e Canindé. O primeiro trecho de 1,6 km atenderá diretamente quatro bairros: Neblina, Jardim Goiás, Brasil e Cimba.  Com a bacia de detenção pronta e com quase um quilômetro de canalização implantada, o trecho chegou aos 50% de obra concluída e deve ficar pronto ainda neste ano.

Em andamento, está também as demolições de pontes para reconstrução. As primeiras a serem concluídas, nos próximos 30 dias, serão na Rua 21 de Abril/Av. Neief Murad e Rua Araguaia, onde o tráfego de veículos e pedestres será restabelecido provisoriamente em seguida.

Próximas obras

As próximas licitações previstas são para recuperação ambiental e desassoreamento do Córrego São Benedito, que passa pelo Ana Maria e faz parte da Bacia do Córrego Jacuba, e implantação de infraestrutura no Setor Itatiaia.

Também há previsão de contrato para construção de outras importantes vias de acesso e canalizações: a segunda etapa da Via Lago ligará o maior cartão postal de Araguaína até o Unitpac, e a Via Parque continuará a Avenida Neief Murad, passando por uma nova canalização do Córrego Neblina, até a nascente, na Vila Norte, onde as vias irão circundar um parque ecológico de preservação previsto no Plano Diretor, o Parque Nascentes do Neblina.