Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Está em andamento, junto à Superintendência de Licitações da Prefeitura de Araguaína, o processo de concorrência internacional do tipo menor preço global para execução de obras de infraestrutura. Com recebimento das propostas até às 8h30 do dia 21 de março e abertura dos envelopes a partir das 9 horas da mesma data, o contrato prevê a implantação de três bacias de detenção na cabeceira do córrego Neblina e obras complementares.

A obra é estimada em R$ 14,1 milhões e será executada com investimento oriundo do financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF para o Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína. O prazo de vigência do contrato será de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. A previsão do prazo de conclusão das obras é de oito meses após o início do serviço.

O edital está disponível no site da Prefeitura. Os interessados em participar do processo podem obter mais informações por meio do telefone ou pessoalmente, na sala da Comissão Permanente de Licitação, localizada na Avenida José de Brito, n° 728, em horário comercial.

Obras previstas

Além das três bacias de detenção, que serão implantadas nos setores Bela Vista, Vila Santiago e Vila Goiás, a empresa vencedora deverá executar os serviços de terraplenagem, drenagem profunda e iluminação pública dessas bacias.

As obras visam reduzir a exposição da população ao risco de inundações, minimizar os problemas de erosão e sedimentação, proteger a qualidade ambiental e o bem-estar social. Dessa forma, irão sanar parte das dificuldades de mobilidade encontradas pelos moradores, além de contribuir para o melhor desempenho dos serviços sociais existentes na região.

Os serviços serão executados seguindo às seguintes etapas: serviços preliminares (implantação de canteiro, ligações provisórias e placas de obras), administração local (equipe técnica e mobilização de equipamentos), terraplenagem, bacia de detenção, obras complementares – drenagem.

Critérios de avaliação

Para a escolha da empresa a ser contratada serão observados critérios como efetividade (capacidade da contratada em executar as metas estabelecidas no tempo hábil acordado), economicidade (capacidade de promover os resultados esperados com o menor custo possível), prazo exequível (capacidade de oferta das condições necessárias para a realização do projeto) e qualificação técnica (comprovação de aptidão para desempenho de atividade compatível em características, quantidades e prazo com o objeto da licitação).

Cidade que não para

Também está em andamento o processo licitatório para canalização, rede de drenagem, pavimentação em CBUQ e sinalização vertical e horizontal em diversos setores de Araguaína por onde passa o córrego Baixa Funda.

A primeira etapa do projeto conta com um orçamento na ordem de R$ 29,9 milhões, sendo diretamente beneficiada uma população estimada em 6 mil moradores, dos bairros Santa Luzia, Residencial Camargo, Santa Terezinha, Setor Itaipu, Carajás, Setor Palmas, Eldorado, Tiúba, Vila Bragantina e Parque Primavera.

As propostas devem ser entregues até às 8h30 do dia 28 de março, com abertura dos envelopes a partir das 9 horas da mesma data. O edital n° 008/2021 está disponível no site da Prefeitura.

Já foram implantadas duas bacias de detenção na cidade, uma no Parque Cimba, que forma o lago; e a outra construída no trajeto da Via Norte, concluída em janeiro deste ano, que já estão contribuindo para reduzir o impacto das chuvas, que têm sido intensas.