Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Suzi afirma que a luta é por respeito a todos os servidores que estão dignamente cumprindo seu trabalho

Suzi afirma que a luta é por respeito a todos os servidores que estão dignamente cumprindo seu trabalho Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Suzi afirma que a luta é por respeito a todos os servidores que estão dignamente cumprindo seu trabalho Suzi afirma que a luta é por respeito a todos os servidores que estão dignamente cumprindo seu trabalho

Apoiando ao Lockdown da Segurança Pública (movimento nacional da Cobrapol e UPB) contra o desrespeito que os policiais e demais servidores estão enfrentando em todo o País, o Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Sinpol-TO), o Sindicato dos Delegados de Polícia do Tocantins (Sindepol/TO), o Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado do Tocantins (Sindiperito) e outras entidades classistas vão aderir a uma paralisação das atividades funcionais a ser realizada nessa segunda-feira, 22, das 08h às 12h, em todo o Tocantins.

Em virtude da alta contaminação do coronavírus e atendendo a todos os protocolos de segurança, bem como, uso correto de máscaras e do álcool em gel e respeitando o distanciamento social, a mobilização acontecerá em diferentes locais. Em Palmas, os representantes sindicais estarão em frente à Central de Flagrantes, na Avenida Teotônio Segurado, e os demais servidores permanecerão em protesto, de braços cruzados, em frente às respectivas unidades de trabalho em que atuam. Vão participar as Polícias Civil, Federal, Rodoviária, servidores do Tribunal de Contas do Estado, Guardas Municipais, Peritos Criminais Federais, Enfermeiros, Educadores Físicos, entre outros.

O ato vai contra a perda dos direitos dos servidores públicos da união, estaduais e municipais, previstas nas PECs da maldade, 186/2019 e 32/2020, e a favor da priorização na vacinação, principalmente dos profissionais que estão na linha de frente para garantir a segurança pública do Estado. De uma forma simbólica, o movimento começou na última quarta-feira, 17, e agora ganha maior adesão com servidores de várias outras áreas.

A presidente do Sinpol-TO, Suzi Francisca, comenta os impactos negativos que as decisões do Governo causam aos profissionais. “A nossa luta é por respeito a todos os servidores que estão dignamente cumprindo seu trabalho e sequer estão como prioritários na vacinação contra a Covid-19. Além disso, nossos direitos que conquistamos com tanta peleja estão sendo tomados com aprovação de novas Pecs que enfraquecem a nossa categoria. Não iremos nos calar mais diante de tanto descaso, o apoio de todas as entidades neste ato é muito importante para juntos agirmos contra esses estragos que estão nos causando”, disse Suzi.

Entidades participantes

Além do Sinpol-TO, Sindepol/TO e Sindiperito, estarão presentes: o Sindicato dos Guardas Municipais (SIGMEP-TO), o Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais do Tocantins (Sinprf-TO), a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), a Associação dos Agentes de Polícia (Agepol-TO), a Associação dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Aspol-TO), o Sindicato dos Servidores da Polícia Federal do Tocantins (Sinpef), a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), o Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Tocantins (Sinpef-TO), a Associação dos Agentes de Necrotomia do Estado do Tocantins (Aaneto), o Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Tocantins (SETO), a Associação dos Escrivães do Estado do Tocantins (AEPTO), a Associação de Mulheres Policiais do Tocantins (AMPTO), a Associação dos Policiais Civis Papiloscopistas do Estado do Tocantins, a Associação de Servidores Públicos em Defesa da Saúde Mental e da Cidadania (AME), a Federação Estadual das Associações Policiais Civis do Tocantins (Feapol-TO), o Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (Sinstec) e o Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe-TO).