Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Fernando Rios

Foto: Fernando Rios

Na manhã desta quarta-feira, dia 24, o prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais, e a vice-prefeita, Raquel Ogawa, receberam o Coordenador do Projeto Agro Contra o Câncer, Rubikinho Carvalho. Na oportunidade, foi firmado compromisso da gestão municipal com o Hospital do Amor para continuação do convênio com repasses de R$ 15 mil mensais à instituição que cuida de pessoas com câncer.

Os repasses, no valor de R$ 180 mil por ano, dividido em 12 meses, são provenientes do Recurso do Tesouro Municipal e vinham sendo realizados desde a gestão anterior, tendo como Prefeito Moisés Avelino e Celso Morais, como Vice-Prefeito. Através desta ação, a Fundação Pio XII, que mantém o Hospital de Amor (antigo Hospital de Câncer de Barretos) recebe os repasses, que tem como objetivo, auxiliar na prestação de assistência médico-hospitalar gratuita a pacientes que necessitem de tratamento oncológico.

De acordo com Rubikinho Carvalho, através de parcerias como esta, o Hospital pode garantir atendimento de qualidade à aos que necessitam. “O Prefeito Celso está dando continuidade a uma ação importante e só temos a agradecer. O custo de um tratamento inicial de câncer de mama é de 15 mil, com isso, podemos dizer que a Prefeitura de Paraíso está salvando 12 mulheres por ano, através desta doação”, destaca.

Para Celso Morais, esta ação representa um compromisso da gestão com a vida. “Estamos reafirmando e colocando nossa gestão à disposição do Hospital do Amor, por entender que oferta um serviço de primeira qualidade e quero pedir aos colegas Prefeitos, que também ajudem a instituição”, ressalta o gestor.

A Vice-Prefeita, Raquel Ogawa, que é entusiasta do Hospital de Amor, comemorou a continuidade deste compromisso. “Eu que fui coordenadora deste projeto, fico muito feliz. Aqui em Paraíso temos pacientes tratando lá o ano inteiro e esta ajuda é de muita importância, pois é um dinheiro fixo que entra nas receitas do Hospital, o qual sabemos das necessidades”, comenta.

O Hospital de Amor, que antes se chamava Hospital do Câncer de Barretos, iniciou suas atividades na década de 1960, sendo considerado hoje, como uma das maiores referências no tratamento dos diferentes tipos de câncer, atendendo pacientes de todo o Brasil, inclusive de Paraíso do Tocantins.

As obras da unidade de Palmas tiveram início em 2017 e estão quase finalizadas. Depois de pronta contemplará ambulatório, administração e os setores de radioterapia e quimioterapia, com expectativa de atendimento para 37 mil pacientes.