Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Cinthia Ribeiro é a 2ª vice-presidente do consórcio

Cinthia Ribeiro é a 2ª vice-presidente do consórcio Foto: Edu Fortes

Foto: Edu Fortes Cinthia Ribeiro é a 2ª vice-presidente do consórcio Cinthia Ribeiro é a 2ª vice-presidente do consórcio

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), toma posse nesta terça-feira, 30, como 2ª vice-presidente do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar), primeiro consórcio público de municípios brasileiros para a compra de vacinas contra a covid-19, e também medicamentos e insumos. A eleição virtual ocorreu nesta segunda-feira, 29, pelo site do consórcio. Ao todo, foram 682 eleitores que corresponderam a 2.970 votos, já que o peso de cada voto varia de acordo com o número de habitantes dos municípios.

Cinthia comemorou a eleição que ressaltou ser uma importante conquista para Palmas. “É uma honra para Palmas, além de fazer parte do Consórcio de Vacinas, integrar a primeira diretoria que vai comandar os trabalhos do maior consórcio público em saúde do país. Prefeitos de todas as regiões do Brasil estão unidos em uma iniciativa inédita que busca alternativas para imunizar a população e salvar vidas”, disse a prefeita.

A eleição teve chapa única, presidida pelo prefeito de Florianópolis/SC, Gean Loureiro (DEM). O prefeito de Belém/PA, Edmilson Rodrigues (PSOL), é o vice-presidente do consórcio e Cinthia Ribeiro, como dito, é a 2ª vice-presidente. Ao todo, a diretoria do consórcio é formada por 15 prefeitos; outros 6 compõem o conselho fiscal da autarquia.

O Conectar é uma iniciativa liderada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e já conta com a manifestação de interesse de mais de 2,6 mil municípios, sendo 25 capitais, e mais de 1,8 mil cidades já tiveram sua Lei Autorizativa aprovada em suas Câmaras Municipais.

A posse da diretoria ocorre às 10h desta terça-feira. A partir disso, o consórcio poderá iniciar as tratativas com os laboratórios para a compra do imunizante, insumos e medicamentos. O objetivo é unir forças com a União e os estados para dar maior celeridade ao processo de vacinação dos públicos-alvo no Brasil.