Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Reuters/Dado Ruvic

Foto: Reuters/Dado Ruvic

O Tocantins está no 23º lugar no ranking de vacinação contra a covid-19 no Brasil, com apenas 5,34% da população tendo recebido a 1ª dose da vacina até o momento. Estamos à frente apenas dos estados do Acre, Maranhão, Mato Grosso e Rondônia. Os dados são das secretarias de saúde dos estados.

O índice é ainda mais baixo no que se refere à aplicação da 2ª dose – indispensável para completar a imunização contra o novo coronavírus. O percentual de pessoas no estado que receberam a segunda dose é de apenas 2,16%.

Em números absolutos, o estado recebeu do Ministério da Saúde (MS) 217.750 doses, das quais 177.233 foram distribuídas aos municípios, responsáveis pela imunização.

Até o momento, 84.941 pessoas no estado receberam a 1ª dose; destas, 34.298 já tomaram também a 2ª dose do imunizante. A maior parte da população imunizada no estado – ou seja, quem já recebeu as duas doses necessárias – é de profissionais da saúde, com mais de 15,8 mil imunizados; em seguida estão os idosos, com 15,3 mil e indígenas, com 2,5 mil.

No Tocantins, o município com melhor índice de vacinação é Tocantínia, a 84 km de Palmas, com 19,75% da população vacinada – Tocantínia conta com grande percentual de moradores indígenas.

Em todo o país, mais de 16,6 milhões de pessoas já tomaram a 1ª dose da vacina contra covid-19, o que representa 7,87% da população. O estado com melhores índices é o Mato Grosso do Sul, onde mais de 290 mil pessoas vacinadas – 10,33% da população daquele estado.

Dados da vacinação no estado (Fonte: Integra Saúde/ SES)