Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Carlessandro Souza

Foto: Carlessandro Souza

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta terça-feira,30, o Estado do Tocantins registrou a admissão de 7.595 trabalhadores com carteira de trabalho assinada, em fevereiro de 2021 e o desligamento de 4.993 o que resultou no saldo de 2.602 novos postos de trabalho abertos no período citado.

O resultado positivo se deve principalmente ao setor de Comércio, Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas com saldo positivo de 972 postos seguido de Administração Pública, Defesa e Seguridade Social, Educação, Saúde Humana e Serviços Sociais com saldo positivo de 315 postos, Indústrias Geral com saldo positivo de 313 postos abertos e Agricultura, Pecuária, Produção Florestal, Pesca e Aquicultura com saldo de 267 novos postos aberto no Estado.

Para o secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social (Setas), José Messias Araújo, o Governo do Tocantins tem realizado uma série de esforços em conjunto com o objetivo de preservar os empregos no Estado e explica: “No âmbito do Sistema Nacional de Empregos (Sine) nosso emprenho tem sido em dar todo o suporte aos trabalhadores desempregados auxiliando-os na busca por seus direitos sociais, mas também temos apoiado aqueles que estão à procura de uma nova oportunidade”. Disse o gestor.

A gerente do Observatório do Trabalho, Willany Bezerra, ressalta o crescimento de mais de 70% a mais de postos de trabalho abertos em fevereiro de 2021 com relação ao mesmo período do ano passado “O nosso saldo em 2020 foi de 1527 postos abertos, já neste ano o saldo foi de 2602 positivo, mesmo com todas as inseguranças provocadas pela pandemia da Covid-19”.

Desempenho das cidades 

As cidades de Palmas (559 postos de empregos abertos) Araguaína (269 postos) e Gurupi (232 postos de empregos), foram as que obtiveram melhor desempenho no acumulado de empregos em fevereiro de 2021.

Vagas disponíveis no Sine

A gerente Willany chama a atenção dos trabalhadores para as mais de 300 vagas diárias disponíveis no painel do Sine: “As vagas continuam surgindo e os trabalhadores interessados podem buscar as vagas por meio de aplicativo, WhatsApp e e-mail”, declarou a gerente.

Os trabalhadores interessados em concorrer às vagas podem acessar o Aplicativo Sine Fácil, seguindo o passo a passo no https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facil

Outro meio de acessar o serviço é pelos seguintes e-mails. Em Palmas, pelo e-mail: vagasinepalmas@gmail.com; em Paraíso: vagasineparaiso@gmail.com; e em Gurupi, pelo e-mail sinegurupivagas@hotmail.com.

Nas mensagens enviadas a esses contatos devem conter nome completo do interessado, número do CPF e nome da mãe.

Nas demais unidades do Sine o contato só pode ser feito por telefone convencional os números podem ser acessados no site da Setas.