Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No próximo dia 7 de abril ocorre o prêmio InovaInfra 2021, que reconhece projetos inovadores dos setores de engenharia e infraestrutura. Entre os premiados desta edição, está o projeto da BRK Ambiental no Tocantins, que utiliza a tecnologia de veículos aéreos não tripulados (Vants) para a criação de projetos e diagnósticos que promovem a melhoria e expansão do saneamento no estado.

Esses veículos são responsáveis por capturar imagens de alta resolução para a construção de plantas georreferenciadas, que prospectam todos os ângulos e limites de terrenos. O trabalho ajuda a identificar e prevenir perdas de água, e permite atuar em áreas de difícil acesso, que antes só eram viáveis com a contratação de aviões tripulados, para a realização de estudos de implantação de redes de água e esgoto.

Foram investidos R$ 200 mil nos veículos, computadores e softwares, que permitem a elaboração dos projetos de saneamento. Os trabalhos são realizados por uma equipe técnica, com as devidas autorizações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), responsável por regulamentar a utilização dessa tecnologia de forma segura no espaço aéreo.

Xambioá, no norte do Tocantins, foi uma das regiões projetadas por meio desses veículos aéreos. Foi realizado um levantamento aerofotogramétrico no município, que permitiu ao setor de engenharia da BRK Ambiental elaborar projetos para a implantação de redes de esgoto nos próximos anos.

“O uso dessa tecnologia permite mais segurança para as equipes, reduzindo o tempo de atividade em solo durante a realização dos mapeamentos. Além disso, o projeto proporcionou uma economia de mais de R$ 1 milhão para a concessionária, ao dispensar a utilização de aeronaves tripuladas”, explica o engenheiro da BRK Ambiental, Guilherme Silvestrin.

A gerente de operações da concessionária no Tocantins, Sandra Leal, explica que essa tecnologia é importante no desafio de expansão do saneamento. “A BRK Ambiental está sempre investindo em projetos inovadores como esse, que nos ajudam a levar saneamento para mais famílias, transformando para melhor a vida dos tocantinenses”, diz Sandra.

O prêmio InovaInfra tem o objetivo de incentivar e divulgar projetos de inovação e infraestrutura nas áreas de construção, operação e manutenção de ativos nos setores de Transportes, Energia, Saneamento, Gás Natural, Ferrovias, entre outros. Neste ano, a cerimônia ocorrerá pela internet, na página do portal O Empreiteiro.

A Revista o Empreiteiro, está presente no mercado de comunicação técnica há 60 anos, divulgando novidades do setor de infraestrutura e engenharia. A BRK Ambiental é a maior empresa privada de saneamento do Brasil, e investe no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida das comunidades onde atua.