Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Coletivo de Artistas Independentes do Tocantins – Caito, mobilizou-se para a realização do Salão Independente dos Artistas do Tocantins – Siá. O Salão traz em sua primeira edição uma exposição virtual com obras de 42 artistas tocantinenses. 

Os trabalhos podem ser apreciados no site da Casa Visual Galeria (www.casavisualgaleria.com), criada e gerida pelo artista visual Vone Petson.

De acordo com Petson, o Siá apresenta uma mostra não competitiva, onde os artistas deveriam inscrever obras produzidas entre os anos de 2020 e 2021. “Todas as obras inscritas foram automaticamente selecionadas para a exposição. Dessa forma é possível perceber uma diversidade de temas, técnicas e estilos que foram agrupados de maneira a compor conexões entre os trabalhos”, acrescenta Vone, que também é curador da mostra. 

O SIÁ é um esforço coletivo e uma tentativa de criar um salão de arte totalmente independente, pensado e organizado por e pelos artistas tocantinenses.

Sobre o Salão e a mostra

A mostra conta com 42 obras que estarão expostas no site Casa Visual Galeria. Os trabalhos estarão disponíveis para apreciação até o dia 28 de maio de 2021. 

A exposição reflete a importância da união e do compromisso dos artistas com o desenvolvimento e o fomento das artes visuais no Tocantins.  O evento é um convite para conhecer o vasto universo das artes visuais no Estado.

O visitante do SIÁ tem, ainda, a opção de apreciar outras configurações da mostra, além do arranjo expográfico apresentado e explorar outros circuitos das obras, através dos nomes dos artistas ou criando seu próprio percurso de visitação. 

Sobre o Caito

O Coletivo de Artistas Independentes do Tocantins (CAITO) é um grupo que surgiu em 2020 com objetivo de reunir artistas tocantinenses para discutir políticas públicas para as artes visuais e realizar ações coletivas no Estado. O coletivo é formado por artistas visuais e outros profissionais das artes.

O coletivo tem como objetivo dar visibilidade e fomentar o circuito produtivo das artes visuais no Tocantins. O Caito é formado por artistas visuais e outros profissionais das artes.

Lives

Durante todo o período da exposição serão realizadas lives no instagram do Salão (@salaoindependenteto), onde artistas participantes falarão sobre seus trabalhos, processos criativos e o cenário contemporâneo das artes visuais no Tocantins.

Confira os artistas participantes do Siá 2021:

Adrians, Aislander Kenisson, Aline Milani, Amanda Leite, Angel Lima, Átila Desaparta, Biannca Alencar, Brian Castro, Carminha, Cláudio Montanari, Deusa Kannaã, Edivan Ribeiro, Elizete, Flaviana Ox, Fúcsia, Gabriela Fernandes, Gi Rosa, Geuvar, Hellen Sousa, Jaconta2, Júlia Ohara, Lia Testa, Luara Aquino, Luciana Andradito, Ludimilla Matos, Madu, Marcos Dutra, Marina Boaventura, N•A•S, Natalha Azevedo, Pablo Marquinho, Perotto, Rafael Oliveira, Raia, Roleta, Rômulo Macêdo, Ronaldo Cordeiro, Rossana Mendes, Sérgio Lobo, Socorro Monteiro, T.Beraldi, Vone Petson.