Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Ascom SJTO

Foto: Ascom SJTO

Cerca de 30 alunos do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) participaram da vernissage (abertura) da exposição de artes Natureza Efêmera, da artista visual Rossana Mendes, que acontece de 12 de setembro a 12 de outubro, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, na sede da Justiça Federal, em Palmas (TO). "A gente pensa na Justiça Federal como um órgão voltado apenas para os serviços de justiça, mas na verdade ela também está inserida no contexto social, por oferecer espaços como esse (de cultura)", disse Luiz da Silva, um dos estudantes. 

Também prestigiaram o evento o vice-diretor do Foro da Seção Judiciária do Tocantins (SJTO), Igor Itapary, o juiz federal Wagmar Roberto da Silva, além de servidores, prestadores de serviço e estagiários da SJTO.

A maioria das obras foi concebida a partir da utilização de folhagens encontradas no cerrado. "Meu intuito é trazer em voga a natureza, todo o processo que envolve ela... a degradação, o processo de destruição que vem sendo feito nos últimos anos... A natureza é frágil. Com isso, efêmera. Precisamos lutar pela nossa vida, pela natureza, porque fazemos parte de uma coisa só", explicou a autora da exposição, Rossana Mendes.

O curador da exposição, Vone Petson, elogiou a iniciativa da Justiça Federal em criar um espaço voltado para as artes. "Sem essa parceria, seria difícil encontrarmos espaços para apresentarmos esse tipo de trabalho. É louvável que as instituições se preocupem com essa parte (cultural) também", destacou. A exposição é composta por obras de arte autorais e inéditas e conta com recursos de acessibilidade: obras táteis e fichas em braile, com texto resumo das obras.

Durante o período da mostra, serão realizadas visitas educativas destinadas a escolas públicas e associações beneficentes interessadas, com a presença da artista e do curador da exposição. Toda a comunidade pode participar. A mostra também estará disponível no site da artista www.rossanamendes.com. (Com informações TJ/TO)

(Foto: Ascom SJTO)