Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Câmara de Araguaína aprovou nesta semana o requerimento do vereador Fraudneis Fiomare (PSC) que institui auxílio emergencial para pessoas que atuam nos setores cultural e esportivo. O documento inclui profissionais que estão impossibilitados de trabalhar por conta do Decreto Municipal de fechamento das atividades. O requerimento já foi aprovado por unanimidade.

Foram citados no requerimento cantores, músicos, garçons, vendedores ambulantes, árbitros de futebol, organizadores de campeonatos de várzea e demais profissionais ligados a essas atividades. “Considerando que essas pessoas não tiveram mais como prover o sustento próprio e de suas famílias, gerando uma situação caótica de necessidade e fome, essa é uma forma de minimizar o sofrimento desses deles”, destaca o vereador.

Fraudneis ressalta ainda que o papel do poder público é garantir dignidade. “Isso significa não deixar faltar comida na mesa dessas pessoas, que estão impedidas de trabalhar, porque suas atividades econômicas foram paralisadas para conter a disseminação do Covid-19”, pontuou.

Ainda de acordo com o parlamentar, essas pessoas precisam de apoio mensal e existe recurso financeiro para isso. “A Prefeitura de Araguaína deve garantir uma renda mínima para atender a necessidade básica que é alimentação. Por isso defendo a criação do auxílio. Há recurso para concessão desse benefício, suspendendo contratos que não são imprescindíveis nesse momento até o redirecionamento previsto na lei orçamentária de 2021”, avaliou Fiomare.

Para Fraudneis é momento de unir esforços e amparar quem precisa, buscando soluções. “Todos estão sentindo os efeitos dessa crise causada pela pandemia. É necessário defender o mínimo para que as pessoas possam viver com dignidade. Por isso esse requerimento é de suma importância para seus beneficiários e é um exemplo para o nosso País”, disse.