Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Breno Oliveira

A competição mais aguardada pelos amantes do futsal no estado, começou neste fim de semana com quatro jogos. O Estadual Série Ouro em 2022, integra o Circuito desenvolvido através de uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju) e Federação Tocantinense de Futebol de Salão (FTFS), que tem como objetivo integrar e fomentar ainda mais essa modalidade esportiva no Tocantins.

O secretário Executivo da Seju, Fraudneis Fiomare, destacou a importância desse apoio dado pelo Estado do Tocantins para a realização do Estadual Série Ouro. “Foram grandes jogos de abertura e essas parcerias que a Secretaria dos Esportes e Juventude vem fazendo com as federações são para o fortalecimento do esporte tocantinense”, disse.  

O diretor técnico da FTFS, Alessandro Porto, também reforçou a importância desse aporte e fomento concedido pela Seju para a realização dessa competição. “Eu agradeço a Secretaria dos Esportes e Juventude, pois é muito importante termos um apoio como este para fazermos uma competição com tanta magnitude, que nós temos dentro do estado. Sem parcerias, a gente não consegue fazer uma competição tão bonita como vamos fazer esse ano”, explicou.

Resultados dos jogos de abertura (1ª fase - classificatória) 

Barrolândia Futsal 6 x 6 Garra Futsal Clube (Ginásio Municipal Iremar Rodrigues de Sousa – Miranorte)

Pedro Afonso Furacão / Drogaria Pinheiro/ Coapa  4 x 3 Invictus Futsal Ananás  (Ginásio de Esportes Ademar Amorim – Pedro Afonso)

Katrina / Atlas Multimed Futsal 3 x 3 Polivalente Futsal (Ginásio de Esportes Ercílio Bezerra de Castro – Paraíso do Tocantins)

Castelo Futsal /Unirg Gurupi 5 x 8 Grupo Tabocão Futsal / Vila Nova (Ginásio de Esportes Idanizete de Paula – Gurupi)

Sobre a competição

O Estadual Série Ouro é uma competição de caráter oficial e conta com o apoio da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS). A edição deste ano, reúne oito equipes, divididas em duas chaves (Norte e Sul). Dois times serão rebaixados para a Série Prata, a segunda divisão do futsal tocantinense.  

O campeão da primeira divisão do estadual conquistará uma premiação de R$ 15 mil, além da vaga para disputar a Copa do Brasil de Futsal do próximo ano. Já o segundo colocado receberá R$ 7 mil e o passaporte para a etapa regional da Copa Centro-Oeste. As duas equipes finalistas também receberão troféus e medalhas.

O capitão da equipe de Ananás, Jairo Miranda, falou sobre a importância desses passaportes possibilitados pela Série Ouro para as competições nacionais. “Sem dúvida é o campeonato mais esperado por todos nós que somos apaixonados pelo futsal. A gente vem confiante, com um time mesclado, algumas caras novas e outros jogadores experientes, acostumados com Série Ouro. O nosso projeto é quem sabe em 2023 estar participando de competições nacionais e representando o nosso estado”.

O capitão da equipe de Pedro Afonso, Richardsom, também falou sobre a expectativa para mais essa temporada da Série Ouro. “Essa é a principal competição do futsal no estado do Tocantins. Esperamos fazer uma boa campanha. Sabemos da qualidade das outras equipes, e o nosso time está bem focado, preparado, trabalhando muito para fazer uma boa competição”.