Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A chef Ruth Almeida participa nesta semana de audiências e reuniões em Brasília (DF) com lideranças políticas e do Governo Federal. Na quarta-feira, 14, Ruth esteve em reunião com o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e com o secretário especial da Cultura, Mario Frias. As visitas foram intermediadas pelo deputado federal Eli Borges.

O objetivo foi de apresentar o projeto Sabores e Saberes do Cerrado, voltado para as comunidades quilombolas, aproveitando os modos de fazer e produtos alimentícios que acessam facilmente e transformá-los em alta gastronomia para empoderamento e geração de renda das comunidades, além de incentivo ao turismo e cultura regional. A consultora em gastronomia e pesquisadora da cultura gastronômica afroindígena busca parcerias para a continuidade do projeto, em novas edições e localidades.

De acordo com Ruth Almeida, a proposta é expandir o projeto para outras comunidades quilombolas, prioritariamente no Tocantins, como na região de Serras Gerais. “A gastronomia, a identidade e a cultura dos nossos ancestrais merecem tanto quanto as belezas naturais, e é esse o foco do projeto Sabores e Saberes do Cerrado. A receptividade tem sido muito boa e a minha bandeira é a gastronomia como patrimônio do Tocantins”, explica Ruth.

Projeto

O projeto Sabores e Saberes do Cerrado teve a sua 1ª edição no mês de março, nas comunidades Mumbuca, Prata, Boa Esperança e Barra da Aroeira, realizado pela empresa Raízes Gastronômicas com patrocínio da Lei Aldir Blanc. Durante 10 dias, oficinas teóricas e práticas com foco na identidade gastronômica do Tocantins foram levadas às comunidades.

A caravana do projeto levou receitas e técnicas diferenciadas de gastronomia com produtos típicos do Cerrado, como a galinha caipira, a abóbora, o pequi, o peixe e o chambari, valorizando a agrodiversidade em receitas culinárias sustentáveis, atrativas e comerciais. Além das oficinas, em cada comunidade, artistas locais foram contratados para apresentações culturais, gerando uma troca de experiências com a equipe do projeto e o povoado. “Recebemos muitos turistas aqui no restaurante e, a partir de agora, vamos oferecer pratos ainda mais especiais e diferenciados para agradá-lo. Estou empolgada, cheia de ideias e ansiosa para colocar em prática o que aprendemos”, disse Josiene Tavares, proprietária do restaurante Viola de Buriti, no povoado do Mumbuca.