Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

Nesse sábado, 17, a Rede Municipal de Saúde de Palmas abre mais uma ação da 23ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em nove pontos da Capital. O serviço é voltado para o público da primeira etapa da campanha, que inclui gestantes, puérperas, profissionais de saúde e crianças de seis meses a menores de seis anos (cinco anos 11 meses e 29 dias). Estarão abertas para receber o público, das 8 às 17 horas, as Unidades de Saúde da Família (USFs) da Arse 13 (108 Sul); Arso 41 (403 Sul); Arne 64 (508 Norte); Arno 71 (603 Norte); Arno 33 (307 Norte); Liberdade, no Aureny III; Morada do Sol e na Arso 111 (1.103 Sul). A Base Militar do Taquari (ao lado da USF da região) também será um ponto de vacinação.

Documentação

Para se vacinar é necessário ir até à unidade de saúde mais próxima, com os documentos pessoais (RG e CPF) e cartão de vacinação. Caso seja profissional de saúde, é necessário levar contracheque ou carteira de identificação de classe que comprove o vínculo empregatício.

No caso das grávidas, é preciso levar exame que ateste a gravidez, tendo em vista que algumas gestações começam a ser visíveis fisicamente a partir do quarto mês. Já no caso das puérperas, é preciso levar certidão de nascimento do recém-nascido – são consideradas puérperas aquelas que deram à luz até 42 dias antes da data da vacinação.

Considerando que a imunização contra a Covid-19 está em curso na Capital, a Semus reforça que, para quem se imunizou contra a enfermidade, deve aguardar um intervalo de 15 dias para tomar a vacina da Influenza.

Prioridades

Conforme o Plano Nacional de Imunizações (PNI), os grupos prioritários a serem vacinados serão distribuídos em três etapas, sendo:

Primeira etapa (14 de abril a 10 de maio): crianças com seis meses e menores de seis anos (cinco anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

Segunda etapa (11 de maio a 08 de junho): idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas.

Terceira etapa (09 de junho a 09 de julho): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (comorbidades); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Unidades que estarão abertas no sábado, 17, das 8 às 17 horas:

Unidade de Saúde da Família (USF) da Arse 13 (108 Sul);

Unidade de Saúde da Família (USF) Arso 41 (403 Sul);

Unidade de Saúde da Família (USF)  Arne 64 (508 Norte);

Unidade de Saúde da Família (USF)  Arno 71 (603 Norte);

Unidade de Saúde da Família (USF) Arno 33 (307 Norte);

Unidade de Saúde da Família (USF) Liberdade, no Aureny III;

Unidade de Saúde da Família (USF) Morada do Sol;

Unidade de Saúde da Família (USF) na Arso 111 (1.103 Sul);

Base Militar do Taquari (ao lado da USF da região).