Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação Local utilizado para armazenamento da carne Local utilizado para armazenamento da carne

A Polícia Civil, por meio da 79ª Delegacia de Polícia de Lizarda/Rio Sono, cumpriu nesta terça-feira, 20, mandados de busca e apreensão na zona rural da cidade de Rio Sono. O objetivo da operação, denominado “Sepulcro Bovino”, foi localizar ossadas de bovinos furtados em uma fazenda localizada a cerca de 60 km da cidade de Novo Acordo e, dessa forma, combater as atividades clandestinas referentes a furto de gado na região.

Conforme o delegado-chefe da 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil (6ª DRPC) de Porto Nacional, Túlio Pereira Motta, a vítima que reside fora do estado do Tocantins teria sentido falta de cerca de 70 animais, motivo pelo qual registrou boletim de ocorrência na Delegacia Virtual. Em seguida, a vítima a 79ª Delegacia de Polícia e denunciou o caso. A partir daí, foram realizadas diligências, as quais foram exitosas, pois as ossadas dos bovinos foram localizadas, enterradas, nas proximidades da sede da propriedade da vítima, distante 60 quilômetros do perímetro urbano de Novo Acordo. 

Para localizar o cemitério de bovinos foi necessária a utilização de uma retroescavadeira. O delegado que comandou a operação, Israel Andrade Alves, esclareceu que as investigações indicaram que a subtração dos animais estaria acontecendo há alguns meses e que a carne estava sendo distribuída para moradores do entorno da fazenda onde as ossadas estavam enterradas. Ainda segundo o Delegado, o ambiente no qual se dava a desossa é completamente insalubre, situação que coloca em risco a saúde de quem consumiu a carne. 

Intensificadas

O delegado Túlio Pereira Motta informou que as ações de combate ao furto de gado estão sendo intensificadas em toda a circunscrição da regional. Atualmente compõe a regional as cidades de Oliveira de Fátima, Fátima, Santa Rita, Brejinho de Nazaré, Ipueira, Silvanópolis, Monte do Carmo, Porto Nacional, Ponte Alta, Mateiros, Pindorama, Lagoa do Tocantins, São Félix, Aparecida do Rio Negro, Santa Tereza, Novo Acordo, Lizarda e Rio Sono.

Segundo Túlio Pereira Mota, recentemente dois homens foram presos na cidade de Brejinho de Nazaré também pela prática de furto de gado. Conforme o delegado, os homens estavam inclusive utilizando documentação pessoal falsa para poder cometer tais delitos. O Delegado lembrou a magnitude do rebanho de bovinos do Tocantins e enfatizou que as atividades criminosas não podem afetar a economia do Estado e a saúde da população”.

A operação “Sepulcro Bovino” contou com o apoio da 72ª Delegacia de Polícia de Luzimangues e da 7ª Divisão Especializada de Repressão ao Crime Organizado (7ª DEIC de Porto Nacional).