Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A situação dos rios na Região Norte segue preocupante. Com a chuva persistente dos últimos meses, o nível de vários pontos dos rios Negro, Solimões e Amazonas subiram o que provocou o transbordamento destes. A última semana do mês de abril ainda promete bastante chuva na região o que pode agravar os problemas da população.

Segundo informações do Serviço Geológico do Brasil, a pior condição está no ponto de medição no município de Itacoatiara, leste do estado do Amazonas. O nível atual neste ponto é de 14,46m, que já ultrapassa a conta de inundação severa que é de 14,2m.

Em Manaus, o nível atual do Rio Negro é de 28,74m, que ultrapassa a conta de inundação de 27,5m em mais de um metro, e encosta na cota de inundação severa que é de 29m, ou seja, falta menos de 30cm para que o patamar mais preocupante seja atingido.

Volume previsto para os próximos dias preocupa

Segundo a previsão da Climatempo, os próximos dias serão marcados por muita chuva na Região Norte. Isso contribui para a rápida elevação dos rios na região, fazendo com que as cotas de inundação severa possam ser atingidas. Existe ainda a possibilidade do Rio Negro superar a sua cheia histórica do ano de 2012, quando atingiu a altura de 29,97m.

Nos mapas abaixo, o volume previsto varia dos 50mm aos 150mm até o final do mês de abril. (Climatempo)