Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Edu Fortes

Foto: Edu Fortes

A prefeita de Palmas e vice-presidente de Relações Institucionais da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Cinthia Ribeiro, participou nesta quinta-feira, 29, de audiência virtual entre a FNP, o Consórcio Conectar e a Embaixada da República Popular da China no Brasil. As entidades municipalistas estão realizando interlocuções diplomáticas e comerciais com a China para acelerar o cronograma de vacinação contra a Covid-19 no Brasil.

O embaixador da República Popular da China no Brasil, Yang Wanming, sinalizou apoio à empreitada de prefeitos e prefeitas em busca de vacinas. "A embaixada se compromete a ser uma ponte entre os municípios e a China", declarou o diplomata.

Foi apresentada ao embaixador Yang Wanming a meta de importação imediata de seis milhões de doses prontas de vacinas. O objetivo é antecipar a imunização dos profissionais de ensino da Educação Básica. O Conectar também formalizou a intenção de compra de mais 15 milhões de doses com o maior laboratório estatal chinês, Sinopharm, que possui autorização em 38 países para a vacina BBIBP-CorV.

Segundo Cinthia Ribeiro, a audiência com a embaixada chinesa é um esforço dos municípios brasileiros para acelerar a vacinação da população. "Somente a vacina para todos vai garantir um passaporte seguro para o novo normal", frisou a prefeita de Palmas.

O presidente da FNP e prefeito de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira, destacou o objetivo do consórcio constituído por mais de 2 mil municípios. "A FNP empreendeu este projeto justamente para auxiliar o governo federal na execução do Plano Nacional de Imunização. É um trabalho de unificação de prefeitos e prefeitas por todo Brasil, que estão buscando soluções para suas cidades".

O presidente do Consórcio Conectar e prefeito de Florianópolis (SC), Gean Loureiro, registrou a importância da audiência para os trabalhos da entidade. "É um passo muito importante no roteiro das nossas atividades pela busca de imunizantes".