Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Loise Maria

Foto: Loise Maria

Durante audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira, 29, para a prestação de contas da Saúde do Estado, o coordenador do Núcleo Especializado de Defesa da Saúde (Nusa), da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), defensor público Freddy Alejandro Solorzano Antunes, questionou sobre o que tem sido feito para solucionar as problemáticas envolvendo o Hospital e Maternidade Dona Regina e o déficit de leitos de UTI na rede pública.

O secretário estadual da Saúde, Edgar Tollini, falou das dificuldades enfrentadas pelo Estado para tentar resolver a situação do Hospital, como o impasse de se fazer uma reforma com a unidade hospitalar funcionando, ou construir um novo prédio, o que custaria cerca de R$ 100 milhões para os cofres públicos. “Queremos achar uma solução para o Dona Regina juntamente com o município ou, talvez, dentro das possibilidades do Estado”, apontou o Secretário.

Já sobre a ampliação de oferta de leitos de UTI, o Secretário explicou que no Hospital Geral de Gurupi serão disponibilizados 20 novos leitos, ressaltando, inclusive, que no último dia 16 foi aberto um processo licitatório para aquisição de oxigênio e que deve ser homologado nos próximos dias. Ele revelou, ainda, que há uma tratativa com o Hospital Modelo, em Paraíso do Tocantins, que é privado, para se disponibilizar outros 20 leitos de UTI.

Na ocasião, Freddy Alejandro representou a DPE-TO, momento que foi apresentado o Relatório Detalhado do 3º Quadrimestre de 2020. A audiência, realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (AL-TO), foi presidida pelo deputado estadual Olyntho Neto e conduzida pelo secretário de estado da Saúde, Luiz Edgar Leão Tolini.

Além do Defensor Público, deputados estaduais também estiveram presentes na atividade, assim como outros que participaram e acompanharam por meio da transmissão ao vivo.