Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação/ Polícia Federal

Foto: Divulgação/ Polícia Federal

Duas cidades do Tocantins estão na rota da Polícia Federal na manhã desta quinta-feira, 29, que combate fraudes no Auxílio Emergencial. Os mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Colinas e Paraíso.

Segundo a Polícia Federal, a suspeita é de que no Tocantins os criminosos tenham causado um prejuízo superior a R$ 50 mil. No total, os agentes da PF cumprem cinco mandados no estado, sendo um em Paraíso e quatro em Colinas.

Caso as investigações comprovem a fraude, os envolvidos serão indiciados, estando sujeitos a penas que somadas podem chegar a mais de 20 anos de prisão.

A ação no Tocantins faz parte de uma operação nacional da PF denominada Quinta Parcela, em continuidade ao combate às fraudes aos benefícios emergenciais, os quais beneficiam parte da população com dificuldades financeiras em razão da pandemia.

Ao todo, estão sendo cumpridos 37 mandados de busca e apreensão, cinco mandados de prisão temporária e três Mandados de Sequestro de Bens. A operação ocorre também nos estados do Pará, Goiás, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e São Paulo.

De acordo com a Polícia Federal, aproximadamente R$ 140 mil já foram bloqueados por determinação judicial. Os investigados estariam praticando crimes de furto qualificado mediante fraude, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Os crimes seriam feitos por pessoas que teriam se beneficiado de valores fraudados do auxílio emergencial de, ao menos, 26 vítimas.

A operação é resultado da chamada Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (EIAFAE), que reúne Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União.