Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Fonte: SES

O Tocantins chegou a 11,05% da população vacinada contra o coronavírus nesta sexta-feira, 30, e subiu uma posição no ranking nacional chegando ao 23º lugar entre os estados. Os últimos colocados são Acre, Roraima, Rondônia e Amapá, respectivamente, com índices pouco acima de 10%.

De acordo com a Gerência de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 173.710 pessoas já foram vacinadas no estado. Destas, mais de 90 mil já receberam também a segunda doses, completando a imunização.

O estado já recebeu do Ministério da Saúde (MS) mais de 352 mil doses do imunizante, sendo que quase 337 mil já foram distribuídas aos municípios que são os responsáveis pela aplicação da vacina.

Nesta quinta-feira, 29, em audiência pública na Assembleia Legislativa, o secretário de saúde do estado, Luiz Edgar Tolini, explicou que quando as remessas chegam ao estado as equipes da SES fazem a triagem e dividem as doses proporcionalmente aos municípios, de acordo com orientação do MS.

Municípios

As doses ficam disponíveis em duas centrais de distribuição, localizadas em Palmas e Araguaína, mas que ainda assim, segundo Tolini, algumas prefeituras deixam de fazer a retirada. “Temos uns 30 prefeitos que não mandam representantes para retirar as doses. Se eu fosse um prefeito, não importa a quantidade de vacinas disponibilizadas para meu município, eu mandaria buscar no dia seguinte”, declarou o secretário.

O município com melhor índice de vacinação é Tocantínia, com 24,85% da população vacinada. Muricilândia e Chapada da Natividade aparecem na sequência com pouco mais de 21%.

Palmas tem índice de 9,21%. Na capital, 27.549 pessoas já foram vacinadas, sendo que mais de 15 mil já receberam também a segunda dose.