Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

A Prefeitura de Araguaína publicou um novo decreto nesta sexta-feira, 30, alterando algumas restrições sanitárias previstas no Decreto n° 019/2021 quanto aos esportes de contato, estágios supervisionados e atividade comercial. O documento leva em consideração a queda de mortes por covid-19, a vacinação avançando para os grupos prioritários e ainda a redução de impacto financeiro em virtude do atual cenário econômico.

Segundo o Boletim Epidemiológico de Araguaína do último dia 24 de abril, a queda no número de óbitos nas duas últimas semanas é de 35,7% e a média móvel de mortes (média de novos casos dos últimos sete dias) já é a menor desde março. Atualmente, o índice aponta para desaceleração de contaminação porque o gráfico está abaixo da margem de erro de +15%.

Essa redução também aparece a nível Tocantins. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), de 1º de março a 26 de abril deste ano, houve uma redução de 41,2% no número de novos casos de covid-19, de um mês para outro. O índice reflete diretamente no número de óbitos, que caiu 47,7% na comparação entre os dois meses, saindo de 581 óbitos em março para 304 em abril.

Vacinação avançando

Um dos fatores que podem ter contribuído para queda nos óbitos é imunização dos grupos de risco. A maioria das pessoas com mais de 67 anos já tomaram a segunda dose contra covid-19 e a primeira dose está sendo aplicada em pessoas com mais de 60 anos. O grupo dessa faixa etária é o mais atingido pela doença, representando 79,1% dos óbitos em Araguaína. Atualmente, 11.51% da população local já tomou pelo menos uma dose contra covid-19.

O que muda

Fica autorizada a prática de atividades físicas de forma recreativa em todas suas modalidades, permanecendo proibida a realização de qualquer tipo de campeonatos, torneios e similares. Estão permitidas as atividades internas no comércio para venda digital e entrega na modalidade de drive-thru até a meia-noite e o delivery não tem restrição de horário.

Na área da educação, os estágios supervisionados podem retornam ao modelo presencial, cumprindo todos os protocolos de saúde editados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Secretaria Municipal da Saúde (SEMUS) e pela Portaria Municipal n° 185/2020.

Atenção continua

As outras medidas para conter o crescimento da covid-19 previstas no decreto continuam valendo. O atendimento nos bares, restaurantes, cinemas, adegas, lanchonetes e similares pode ir até às 22 horas, com tolerância até para às 23 horas.

O número máximo de pessoas na mesa é de 6 pessoas e a capacidade de lotação continua reduzida em 50%. Todas as pessoas em circulação no local devem usar máscara.

O documento proíbe a aglomeração acima de oito pessoas, excluídos os que já coabitam em residências, chácaras ou propriedades privadas, urbanas e rurais. Suspende ainda bailes, eventos, festas, shows, formaturas, colações de grau, casamentos, confraternizações, aniversários e reuniões.  

Como denunciar

Caso algum descumprimento seja identificado, a população pode fazer a denúncia pelo número 190 da Polícia Militar ou pelos telefones da fiscalização municipal.