Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Gildo Barbosa Entrega do Núcleo em Cristalândia Entrega do Núcleo em Cristalândia
  • Isabele fazendo sua primeira Carteira de Identidade em Cristalândia
  • Autoridades da Segurança Pública e Polícia Civil no novo Núcleo de Abreulândia
  • Atendimento no Núcleo de Abreulândia

A entrega dos Núcleos de Identificação e de Atendimento da Polícia Civil de Cristalândia e Abreulândia, aconteceu nesta sexta-feira, 30. Isabele Rodrigues Franco emitiu seu documento de identidade, em Cristalândia, sua cidade de nascimento, ela foi a primeira cidadã a receber o atendimento. Isso só foi possível porque o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSPTO), lançou no início de abril, um edital de chamamento público aos municípios tocantinenses para implantação dos Núcleos.

Em razão da pandemia, em ambos os municípios, a entrega foi feita de forma simbólica pelo secretário da Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Sampaio, a Superintendente da Polícia Científica, Dunya Wieczorek Spricigo de Lima, a Delegada-Geral da Polícia Civil, e da diretora do Instituto, Naídes César Silva aos gestores e moradores locais.

Sampaio, destacou que a instalação dos Núcleos é uma missão dada pelo Governo do Estado que tem como objetivo aproximar os serviços oferecidos pela segurança pública à toda população. “Estamos no caminho certo, a decisão do governador, Mauro Carlesse, em abrir postos nas 139 cidades do Tocantins e a parceria que estabelecemos com estes municípios, destaca o nosso compromisso em servir o cidadão e fazer o serviço público funcionar de forma acessível e com eficiência”. O secretário agradeceu ainda os parceiros que têm apoiado o projeto, destacando o apoio do Governo do Tocantins, o Senador, Eduardo Gomes e Deputados.

O Núcleo em Cristalândia é fruto de um Termo de Cooperação, celebrado entre a SSP-TO e o município e funcionará no prédio da prefeitura da cidade, de 08h às 12h e de 14h às 18h. O prefeito de Cristalândia, Big Jow, destacou a felicidade em poder ter o serviço tão perto e mais acessível. Em suas palavras, agradeceu a visão humana do Governo do Estado e do secretário de Segurança Pública, Cristiano Sampaio.

Abreulândia

O município que celebra seus 28 anos neste sábado, 1º, agradeceu o presente de aniversário. O prefeito de Abreulândia, Manoel Moura, também agradeceu pelo novo suporte. Agradeceu também o apoio da Polícia Civil e Militar no município e ressaltou que recebe os Núcleos da Polícia Civil e de Identificação em nome da população. Ambos vão funcionar no prédio do Batalhão da Polícia Militar, localizado na Rua Germiniano, S/N, centro, das 08h às 12h e de 14h às 18h. No primeiro dia de funcionamento, foi feita a emissão de duas Carteiras de Identidade.

A Superintendente da Polícia Científica, Dunya Wieczorek Spricigo de Lima, comemorou os avanços e a expansão Polícia Científica à sociedade. Ressaltando ainda que serviços disponibilizados, como o registro de Boletim de Ocorrência e emissão de Carteira de Identidade estão mais acessíveis à população.

Naídes comentou a importância dos Núcleos, ressaltando que agora a população não terá mais que se deslocar para ter acesso ao documento e ainda poderá emitir também o Atestado de Antecedentes Criminais.