Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Rogério Ramos

Entre os dias 10 e 14 de maio será realizada pelo Sebrae, a Semana do MEI, que tem como finalidade ofertar cursos e outras atividades aos microempreendedores individuais. Nesta terça-feira, dia 4, a Prefeitura de Paraíso, por meio da Secretaria de Indústria e Comércio, realizou reunião com representantes do Sebrae e ACIP, onde foram debatidas ações de divulgação para estas ações.

Participaram do encontro de trabalho, ocorrido na sede da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, o secretário da pasta, Roberto Bandeira; a Gerente Regional do Sebrae em Paraíso, Sirlene Martins; a Assessora de Imprensa da ACIP, Ellen Morais; a Diretora de Indústria e Comércio, Marlene Moraes; a Coordenadora de Projetos Sociais e Econômicos, Nilza Dantas; além do Gerente de Projetos da Secretaria, William Assunção, da Representante da Sala do Empreendedor Individual, Ana Amélia.

Durante a reunião foram decididas estratégias de divulgação para as ações que serão realizadas de forma telepresencial. As capacitações são destinadas para microempreendedores individuais e potenciais empresários, com inscrições pelo site do Sebrae.

Dentre os temas abordados nas capacitações, estão: Inteligência emocional; Onde encontrar força e motivação; Comportamento empreendedor; Planejamento; Finanças, dentre outros.

De acordo com o secretário Roberto Bandeira, os microempreendedores individuais são responsáveis por boa parte do desenvolvimento da economia. “Eles têm uma grande importância não apenas para a economia local, mas de todo o país. No Tocantins temos mais de 78 mil empresas cadastradas no Sistema do MEI, sendo uma oportunidade para início da vida empresarial, grandes empresas de hoje, começaram como microempresários”, destacou o secretário.

A gestão municipal tem dado apoio ao desenvolvimento dos microempreendedores. No último mês, o prefeito Celso Morais sancionou a lei que isenta de taxas administrativas e alvará de licença para a classe. Outra ação que está sendo desenvolvida e que em breve será implantada, é a criação de dois polos para micro e pequenas empresas no município.