Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

Micro e pequenas empresas, independentemente do seu setor de atuação, podem aderir à prorrogação temporária do pagamento de parcelas de financiamentos obtidos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), conforme medida divulgada pelo banco na semana passada. Empresários do segmento industrial interessados em conhecer as condições desta alternativa podem agendar atendimento no Núcleo de Acesso ao Crédito da sede da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) em Palmas por meio do telefone ou via e-mail nac@sistemafieto.com.br.

Em linhas gerais, a suspensão temporária dos pagamentos pode ser pleiteada para prestações dos financiamentos realizados com recursos do banco desde que o vencimento de alguma das parcelas contemple os meses de maio de 2021 a outubro de 2021 para micro e pequenas empresas. Para as médias e grandes empresas, a medida será concedida sob análise de critérios específicos como a finalidade do crédito em questão que deve pertencer a um rol de CNAEs contempladas pelo banco.

A suspensão de pagamentos não é automática e deve ser solicitada pela empresa ao banco onde o empréstimo foi contratado para análise e autorização da suspensão da dívida (a critério da instituição financeira onde a operação foi contratada, pois em alguns casos as operações não podem ter seu fluxo de pagamentos suspenso).

A federação representa o BNDES e oferta o atendimento ao segmento industrial por meio de parceria do banco com instituições de representação comercial sendo considerada um posto avançado de serviços. O atendimento é feito por empregados das entidades parceiras capacitados e treinados pelo Banco para orientação sobre o acesso ao crédito e linhas.

Tags: BNDES, Fieto