Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A partir desta quinta-feira, 6, a vacinação contra a Covid-19, com doses do imunizante Pfizer, será feita em pessoas com comorbidades. A mobilização ocorrerá na quinta-feira, 6, sexta-feira, 7, e sábado, 8, das 9 às 17 horas, nas Unidades de Saúde da Família da Arno 42 (405 Norte), Arse 122 (1.206 Sul) e Novo Horizonte, no Jardim Aureny IV. Na sexta-feira a vacinação ocorrerá no Ginásio do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), também das 9 às 17 horas. Na quarta-feira, 5, a Prefeitura de Palmas recebeu 3.510 doses da Pfizer.

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) explica que estão aptos a se vacinar neste momento as pessoas a partir de 18 anos que tenham Síndrome de Down, gestantes ou puérperas até 45 dias após o parto, ambas com comorbidades e que tenham a partir 18 anos de idade. Também podem se vacinar nesta etapa, pessoas com comorbidades com 59 anos e pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) que também tenham 59 anos. A Semus informa que pessoas com insuficiência renal crônica que realizam diálise serão vacinadas nas duas clínicas de nefrologia da Capital, com data e horário informados nas próprias clínicas.

O público com comorbidade prevista para esta etapa deve apresentar laudo ou relatório médico comprovando uma das doenças elencadas pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, como diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial, hipertensão pulmonar, insuficiência cardíaca, cardiopatias em geral, doença cerebrovascular, imunossuprimidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida e cirrose hepática, dentre outras.

Para se vacinar, o público deve comparecer ao local da vacinação com documentos pessoais (RG ou CNH), Cartão de Vacina, laudo ou relatório médico comprovado a comorbidade. No caso das mulheres grávidas, é necessário também levar exame que ateste a gestação. Já as puérperas precisam levar registro de nascimento do recém-nascido ou Declaração de Nascido Vivo ou Natimorto, que ateste o parto ocorrido em até 45 dias.