Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

A Prefeitura de Araguaína investirá R$ 206.476.878,51 para dar continuidade na transformação do Município neste ano. Dentre as primeiras obras a serem iniciadas em 2021, que já têm ordem de serviço, estão construções nas áreas da Saúde, Esporte e Infraestrutura. Ao todo, 45 projetos diferentes estão programados e contemplam também avanços na Assistência Social, Educação e Turismo.

“Em Araguaína, mesmo com a pandemia, mantivemos os investimentos em infraestrutura. Isso favorece a circulação de dinheiro na cidade e região, o que gera emprego e renda e aquece a economia local. Quando a Covid-19 passar, estaremos preparados para o retorno de todas as atividades e o crescimento sustentável do empreendedorismo, que é nossa vocação”, afirmou o prefeito Wagner Rodrigues.

Na Saúde, quatro novas UBS (unidades básicas de saúde) têm previsão de iniciar a construção até o fim de maio, no Distrito Novo Horizonte e Setor Raizal. Outros projetos da área que devem ter início neste ano são: novas UBS nos setores Vila Azul e Araguaína Sul e a 2ª Etapa do Hospital Municipal Eduardo Medrado, no Jardim das Flores, ampliando a 1ª Etapa já construída e que hoje serve como hospital de campanha para Covid.

Já no Esporte, há previsão de construção da 1ª Etapa do Centro de Canoagem no dia 20 de maio. O novo polo do esporte aquático referência no norte do Tocantins será instalado no Lago Azul, ao lado do Centro Poliesportivo Beira Lago. Além dessa obra, a Prefeitura planeja para 2021 uma nova praça no Setor Nova Araguaína, uma quadra coberta no Setor Barra da Grota, vestiários e arquibancadas na quadra do Distrito Novo Horizonte, campo de futebol no Setor Pontes e mais um complexo esportivo, agora no Jardim das Flores.

A Infraestrutura é a área com mais obras planejadas para este ano, com 18 dos 45 projetos. Com a 1ª Etapa da Via Norte já em mais 50% de obra concluída, a 2ª Etapa da avenida também iniciará em maio, para ligar o final da Avenida Amazonas, no Setor Araguaína Sul, até a Avenida Palmas, no Setor Costa Esmeralda. Entre outros destaques para 2021 estão a pavimentação do Monte Sinai, passarelas na Marginal Neblina, qualificação do aeroporto e sete bacias de detenção.

Outras obras

Na Educação, será construída uma nova creche no Setor Maracanã e três escolas têm previsão de retomada ainda neste ano, no Setor Araguaína Sul e nos assentamentos Manoel Alves e Paraíso. Já na Assistência Social é programada a construção de dois centros de convivência, no Setor Costa Esmeralda e no Distrito Novo Horizonte, e ainda um novo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).

Na área do Turismo, está planejado o início de construção do Parque Baixa Funda, reforma do Espaço Cultural, a 2ª Etapa do Centro de Convenções, a 2ª Etapa do Terminal Rodoviário, o Calçadão da Avenida Cônego João Lima, a reconstrução do Mercado Municipal e a revitalização da Praça das Bandeiras.