Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um passo importante foi dado, nessa segunda-feira, 10, entre a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB/TO) e o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) para a criação de linhas especiais de crédito para a advocacia. 

“A pandemia provocou transformações que mudaram o exercício da advocacia para sempre. A Ordem está concentrando seus esforços em promover acesso às novas tecnologias e a inovação para melhorar o exercício da advocacia. Não se trata apenas de manter uma categoria profissional no mercado, mas de preservar a qualidade do direito de defesa do cidadão”, destacou o presidente da OAB/TO, Gedeon Pitaluga.

Durante a reunião o presidente do Sicoob, Gilberto Morais, demonstrou otimismo quanto ao sucesso dessa parceria e na possível construção de um modelo a ser implementado em outros lugares.

“Existe a nossa vontade de estar mais próximo da OAB desenvolvendo parcerias. O advogado no início da profissão precisa de equipamentos e para isso é necessária uma instituição financeira que conceda crédito. Podemos também injetar recursos na economia local adiantando aquele dinheiro que o advogado tem parado na Justiça. Esse modelo pode inclusive ser replicado para todo o Brasil”, ressaltou Morais.

A presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica no Tocantins, Elaine Noleto, participou da reunião e destacou como este crédito será importante para as mulheres. "A advocacia feminina foi fortemente afetada pela pandemia da Covid-19 tanto em razão do alto índice de desemprego que replica números da década de 90, quanto em razão da cumulação de funções domésticas, cuidado com idosos e doentes, além da atividade profissional. Uma linha de crédito para ajudá-las a retomar a atividade profissional de maneira mais segura é imprescindível", defende a presidente da ABMCJ, Elaine Noleto.

Também esteve presente na reunião o Ouvidor da OAB/TO, Arthur Oscar Thomaz de Cerqueira.