Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na próxima terça-feira (18 de maio), às 9h (horário de Brasília), o Connected Smart Cities & Mobility, iniciativa da Necta, realiza o Encontro Regional Palmas para debater sobre as iniciativas de smart cities no contexto da capital tocantinense. A edição faz parte da agenda de eventos regionais da plataforma, em 2021, em todas as capitais do País, contemplando 27 ações, entre fevereiro e agosto.

O Encontro Regional Palmas é o 4º da Região Norte e o 13º da agenda da plataforma e faz parte das iniciativas da sétima edição do evento nacional Connected Smart Cities & Mobility, que acontece, em São Paulo, entre os dias 01 e 03 de setembro de 2021, e conta com programação pré-evento. O primeiro encontro foi realizado em Salvador; seguido por Vitória; Belém; Campo Grande; Curitiba; Maceió; Manaus; Recife; Rio de Janeiro; Rio Branco; Fortaleza; e Porto Alegre. Inscrições gratuitas em: http://bit.ly/3gPXN9E

A iniciativa reunirá especialistas em smart cities e acontece ao vivo, em formato virtual, com destaque para a programação, com a apresentação do Plano de Desenvolvimento de Cidades Inteligentes para Palmas e dos indicadores de desenvolvimento, no contexto do Ranking Connected Smart Cities 2020. Conforme o estudo, no recorte regional, a capital é a mais bem posicionada da Região Norte, 2ª colocada em Saúde, 8º lugar em Mobilidade e, entre as cidades de 100 a 500 mil habitantes, está na 11ª posição.

"Somos a principal plataforma do ecossistema de cidades inteligentes e mobilidade urbana no Brasil e fomentar esse tema da forma mais abrangente possível faz todo o sentido para o nosso trabalho. Os encontros e outras atividades permitem que o debate e as boas práticas para a cidades e a mobilidade urbana alcancem mais municípios. E, assim como nas demais regiões, teremos uma agenda importante na capital tocantinense. Para tanto, contamos com o envolvimento dos vários atores com atuação no desenvolvimento mais sustentável das cidades", disse Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities & Mobility.

Palmas no Ranking Connected Smart Cities

A programação do Encontro Regional Palmas conta com a apresentação dos destaques da cidade no Ranking Connected Smart Cities, que compreende 70 indicadores segmentados em 11 eixos temáticos: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, educação, saúde, segurança, energia, empreendedorismo, tecnologia e inovação, governança e economia e adapta os principais estudos internacionais e a ISO 37.122, referente à indicadores para cidades inteligentes.

Além dos resultados gerais, o Ranking CSC traz análises segmentadas pelos eixos temáticos, permitindo uma visão Regional do Brasil, considerando o porte de municípios. Palmas está inserida no recorte das cidades com 100 a 500 mil habitantes.

Na última edição do Ranking Connected Smart Cities, Palmas ficou na 32ª colocação, sendo a cidade da Região Norte mais bem posicionada, e a 11ª entre as cidades de 100 a 500 mil habitantes. Já no Recorte de Saúde, a capital é a 2ª colocada.

Willian Rigon, diretor e sócio da Urban Systems e Connected Smart Cities, que também coordena o estudo, cita que a capital tocantinense se destaca pela conectividade. "Em Mobilidade, a cidade é a 8ª colocada da região e a 21ª entre os municípios entre 100 a 500 mil habitantes. Apesar das distâncias e do modelo urbano, que pode impactar nesse eixo, a capital é uma das cidades com maior conectividade na região Norte, somando mais de 305 destinos rodoviários interestaduais e 12 destinos aeroviários diretos", disse.