Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Projeto Criar Sesc e Educação de Jovens e Adultos – EJA/ Ensino Médio vão fazer uma apresentação do espetáculo teatral “Flor de Pequi” pelo canal do Youtube do Sesc Tocantins (SESCTO) nessa sexta-feira, 14, às 19 horas. A ação será o encerramento da semana Conexão Literária na escola Sesc de Palmas, que trata de um processo de ampliação do contexto da leitura envolvendo diversos gêneros literários.

Nas Escolas Sesc, o trabalho com leitura individual e compartilhada é uma ação presente em todos os momentos na rotina dos alunos, por isso consideramos que proporcionar o acesso aos diversos gêneros textuais é também dar acesso a ampliação da cultura de um leitor que interpreta, antecipa, seleciona, faz inferências e verificação. E para fortalecer esse trabalho na escola entra em cena a: Conexão Literária, que acontece entre os dias 10 e 14 de maio. É uma semana de muita conexão com a leitura, literatura, brincadeiras, músicas e muito mais.

A Conexão Literária é uma ação que acontece há muitos anos na Escola Sesc de Palmas. Em decorrência da pandemia, desde o ano passado o evento está sendo realizado de forma online. O principal objetivo é que durante a semana em que a programação acontece os alunos respirem a literatura, mergulhem no mundo encantado dos diversos gêneros textuais trabalhados com todos os alunos de acordo a faixa etária, desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos-EJA. Durante a programação, as crianças receberão um kit literário com as propostas planejadas que serão desenvolvidas pelos professores nas aulas. Contamos com a parceria da biblioteca do Sesc para empréstimos de livros literários nesta ação, os mesmos serão enviados para as famílias. Este  kit consta de livros literários, gibis, receitas, haicais, cordéis, poesias, contos, canções e uma mostra da receita (cookies) para degustação.

E para encerrar a ação foi planejado o espetáculo teatral “Flor de Pequi” encenado pela equipe pedagógica, que será transmitido através de uma live no dia 14/05/021 às 19h, pelo canal do Sesc no Youtube. A ação de encerramento será aberta a todas as crianças e adultos.

O espetáculo “Flor de Pequi”, será uma aventura pelo nosso estado, valorizando as espécies de pássaros do cerrado tocantinense. Os personagens irão de um jeito todo especial, envolver as famílias com muita música e alegria nesse universo da arte. Flor de Pequi tem haver com o nosso eu brincante. É preciso continuar a sonhar. Um espetáculo que nos faz acreditar em sonhos e esperança.